|

Turnê de Bethânia começa amanhã; polêmica segue na web

A cantora baiana Maria Bethânia, 64, começa nesta sexta-feira (18) sua turnê com o espetáculo "Bethânia e as Palavras", no qual mescla música e leitura de poesias, no Teatro Dom Silvério, em Belo Horizonte. Ela se apresenta no mesmo local no sábado.
Nos dias 29, 30 e 31, ela traz o espetáculo ao Teatro Faap, em São Paulo.
Os ingressos para todas as apresentações nas duas cidades já estão esgotados. 

POLÊMICA
 
A aprovação de um projeto para um blog de poesia da cantora, que prevê captação de R$ 1,3 milhão pela Lei Rouanet, gerou polêmica. Ontem, a coluna Mônica Bergamo, da Folha, revelou a história.
Após a aprovação do ministério da Cultura, o projeto pode receber dinheiro de empresas por meio de renúncia fiscal, ou seja, parte do valor do patrocínio é abatido de imposto de renda devidos.
O projeto é o blog O Mundo Precisa de Poesia, que teria um vídeo diário da cantora interpretando um poema. A direção dos vídeos seria do cineasta Andrucha Waddington.
O assunto, até hoje a tarde, continuava nos mais comentados do Twitter. 

REPERCUSSÃO
 
Nesta quinta-feira, o cineasta Jorge Furtado escreveu em seu blog a respeito da polêmica, que ele chama de "ignorância".
"Ignorância, porque parte de ideia absolutamente falsa de que os produtores do blog --que pretende exercer a tarefa vital de divulgar a poesia-- recebeu ou vai receber este dinheiro do governo. Juro que tenho saudade do tempo em que se lia fato ou ficção, hoje o que mais há são equívocos e mentiras, que não são um nem outro", escreve o cineasta.
"Na minha opinião, o governo brasileiro deveria tirar do seu caixa o dinheiro (1,3 milhões de reais, uma ninharia perto da roubalheira do Detran gaúcho, dos pedágios paulistas, da máfia do governo Roriz/Arruda no DF, etc, etc...) e entregar para a Maria Bethânia, junto com um buquê de rosas e um cartão, pedindo desculpas pela confusão", continua Furtado.
Já o colunista da revista "Veja" Reinaldo Azevedo chama a atenção para o fato de que os vídeos do futuro blog de Bethânia possam vir a ser produzidos pela Conspiração Filmes, que tem como sócio Lula Buarque, sobrinho de Ana de Hollanda, ministra da Cultura.
"A Conspiração é uma produtora bem-sucedida. Seria injusto dizer que vive do capilé oficial. Não precisaria disso. Mas atenção! Não se deve usar as suas credenciais contra a reputação dos cofres públicos. O fato de que ela pode ter vida independente sem precisar do estado não a perdoa quando se mete num projeto com essas características", escreve Azevedo.
"Lula Buarque pode ter a genialidade cromossômica da família Buarque, não discuto isso. Mas seria razoável que a tia não estivesse tão próxima de um projeto que interessa à empresa do sobrinho, ainda que ele represente percentual pequeno do faturamento da empresa", continua o colunista.
Um vídeo publicado no YouTube faz paródia com a música "Brincar de Viver", de Bethânia. "Quem me que blogou? Quem vai querer blogar comigo? Viva o incetivo fiscal e patrocinar as minhas loucas poesias", diz a letra da paródia. Veja aqui.

Por Folha