|

Prefeito chama de 'delinquentes' suspeitos de desviar objetos no Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), classificou como "delinquentes" os quatro funcionários da concessionária Porto Novo --responsável pelos serviços públicos na zona portuária-- suspeitos de furtar pertences das vítimas do desabamento de três prédios no centro da cidade.
A afirmação do prefeito foi feita neste domingo, quando ele cumpria agenda na praça da Bandeira (zona norte). "Eu acho que são uns delinquentes. Ali está a miséria humana retratada. É inacreditável que alguém numa situação como essa vá roubar --aquilo é roubo-- de um entulho vindo de uma tragédia como aquela. Eu vejo com muita tristeza, com uma certa raiva. Os nomes já foram passados para a polícia e eles serão demitidos da concessionária lá do Porto", disse o prefeito.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, classificou como lamentável o possível desvio de bens das vítimas do desabamento de três prédios no centro da cidade.
"Eu acho que se realmente aconteceu nos dá uma tristeza muito grande, porque cada um de nós convive com esse cenário de intenso sofrimento. O contato com os familiares que estão lá aguardando nossa resposta é uma das cenas mais tristes. Então diante deste cenário, se alguém está pegando isso ou aquilo é realmente para se lamentar, mas eu não creio que isso seja fato", afirmou.
O desabamento de três prédios, ocorrido na noite de quarta (25), provocou 17 mortes já confirmadas e deixa cinco pessoas desaparecidas. Familiares de vítimas acompanham no local o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros.
O prefeito afirma que todos os materiais recolhidos no terreno dos prédios que desabaram estão sendo levados para um depósito da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), na rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
No sábado (28), reportagem da Folha mostrou que a falta de controle sobre os escombros retirados do local do desabamento fez com que a zona portuária, para onde estão sendo levados inicialmente os destroços, fosse palco do desvio de bens das vítimas do desabamento.
 
DESABAMENTO
 
Os três prédios localizados ao lado do Theatro Municipal desabaram por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Os edifícios tinham 18 (Liberdade), 10 (Colombo) e 4 andares. O teatro não foi atingido, mas seu anexo, onde funciona a bilheteria, sofreu danos por causa dos escombros.
O trabalho de retirada dos entulhos do local do desabamento continua e deve terminar hoje.
O prefeito Eduardo Paes afirmou na quinta-feira (26) que os indícios apontam que é improvável que o desabamento dos três prédios tenha sido causado por uma explosão. A principal hipótese aponta para um problema na estrutura de um dos prédios.
Por Folha