|

Sem Rogério, São Paulo começa Paulista-12 com goleada

Sem o goleiro e capitão Rogério (cortado com dores no ombro) e quatro estreantes, o São Paulo goleou o Botafogo por 4 a 0, no estádio do Morumbi, neste domingo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Os estreantes foram o zagueiro Edson Silva (ex-Figueirense), o lateral Bruno Cortês (ex-Botafogo), ambos titulares, o meia Maicon (ex-Figueirense) e o atacante Rafinha, da base, que entraram na etapa final. Denis foi o substituto de Rogério na meta são-paulina.
O São Paulo dominou as principais ações do duelo, com mais posse de bola e finalizações. Esbarrou na falta de ritmo de jogo e em erros de passes, especialmente próximo ao gol. Mesmo assim construiu com folga a vitória na estreia do Estadual.
O primeiro gol foi anotado pelo zagueiro Rhodolfo, aos 36min da primeira etapa. Ele fez de cabeça, aproveitando escanteio cobrado pelo meia Lucas. Aos 42min, o volante Cícero fez o segundo de cabeça após um rápido contra-ataque do São Paulo. Ele recebeu assistência do atacante Fernandinho. Aos 11min da etapa final, Edson Silva fez o terceiro em finalização que contou com desviou na zaga rival para enganar o goleiro Márcio. Aos 30min, Márcio, que fazia boa partida, se atrapalhou e fez contra.
O São Paulo tem três pontos, como Corinthians, Ituano, Linense, Paulista, Guarani e Palmeiras. O próximo jogo será contra o Oeste, em Presidente Prudente, na quarta-feira. Na mesma data o Botafogo enfrenta o XV de Piracicaba, em Ribeirão Preto.
 
O JOGO
 
O São Paulo iniciou o Campeonato Paulista com duas novidades em relação ao ano anterior entre os titulares. O zagueiro Edson Silva e o lateral Bruno Cortês estrearam. Na defesa não tiveram muito trabalho, uma vez que o Botafogo atacou poucas vezes. Quem mostrou trabalho no Morumbi foi o setor ofensivo do time tricolor.
Com mais posse de bola e apostando na velocidade, o São Paulo mostrou bom toque de bola nos minutos iniciais, envolvendo a defesa rival. Finalizou com perigo com Fernandinho e Luis Fabiano em pelo menos cinco ocasiões. Os principais problemas foram erros no último toque e excesso de individualismo em alguns lances.
O time só conseguiu abrir o placar nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 36min, Lucas cobrou escanteio e Rhodolfo subiu sozinho para abrir o placar de cabeça. Aos 42min, em um rápido contra-ataque iniciado pelo volante Wellington, Fernandinho cruzou da esquerda e Cícero marcou o segundo de cabeça.
O São Paulo manteve o mesmo ritmo na etapa final. Aos 3min, Márcio evitou um golaço de Lucas. O meia recebeu a bola no lado direito do ataque, passou por dois marcadores e entrou na área, finalizando com estilo. O goleiro do Botafogo espalmou.
Aos 11min, o estreante Edson Silva marcou o terceiro do São Paulo. O lance teve início em finalização de Luis Fabiano. A bola bateu na zaga e, no rebote, o zagueiro chutou no gol (ainda contou com desvio da defesa). O gol fez com que o time tricolor diminuísse o ritmo e administrasse a vantagem. Ainda assim saiu mais um gol.
Foi aos 30min. Luis Fabiano finalizou da grande área. Márcio defendeu, mas na sequência a bola bateu em Tiago Ulisses, no goleiro e entrou. Foi o quarto gol, contra de Márcio. A torcida são-paulina começou a gritar "olé" e o São Paulo iniciou o Paulista-2012 com o pé-direito.
Por Folha