|

Google vai mudar para superprédio em SP

O escritório do Google Brasil em São Paulo vai mudar de endereço este ano. Irá para um dos prédios comerciais mais caros, luxuosos e modernos da cidade, o Pátio Bandeiras.
O edifício, na verdade um complexo de três blocos, fica no número 3.477 da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona sul da cidade, e ainda deve levar um mês para ficar pronto. Só depois disso serão iniciadas as obras de preparação do espaço para os funcionários do Google Brasil, que vão seguir um projeto desenhado pelo escritório de arquitetura Estúdio Guto Requena. A nova sede paulistana da companhia ocupará três andares do prédio, incluindo o 18º, e será a maior da América Latina. A mudança está prevista para o segundo semestre.
A transferência da equipe de São Paulo para o Pátio Bandeiras é consequência do crescimento do Google no país. Hoje, a empresa ocupa dois andares do edifício Birmann 31, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.900, localizado a uma distância de 550 metros do novo endereço e no lado oposto da via. O número de funcionários contratados aumentou tanto nos últimos anos que o antigo espaço ficou pequeno.
As famosas áreas de lazer no andar, com pebolim, videogame e mesa de sinuca, tiveram de ser diminuídas para que coubessem mais estações de trabalho. O faturamento da empresa também tem crescido e, no ano passado, teria chegado a US$ 1 bilhão no país, segundo a revista Poder – o que facilitou o aluguel da nova sede paulistana, que não sairá barato.
Erguido em um terreno de 19.366 metros quadrados, o Pátio Bandeiras (que já foi chamado de Pátio Malzoni e Brookfield Malzoni) terá certificação Leed, concedida a prédios inteligentes que adotam tecnologias verdes. O empreendimento também se enquadra na categoria triple A, uma definição usada pelo mercado imobiliário para construções superluxo.
Está prevista a instalação de um restaurante Fasano, um dos mais caros e conceituados de São Paulo, no andar térreo, além de outros equipamentos culturais e lojas. Terá ainda 35 elevadores, 6 subsolos e mais de 2.500 vagas de estacionamento. Entre os vizinhos do Google estará o banco BTG Pactual, que ocupará quatro andares.
O edifício é formado por dois blocos laterais, de 19 andares, e um central, de 11 andares, que fica sobre um vão livre. Nesse local está a Casa Bandeirista do Itaim Bibi, um imóvel feito em taipa de pilão entre os séculos 17 e 18, que foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 1982.
Antiga sede de uma fazenda do período colonial, ela foi restaurada pelos responsáveis pelo empreendimento. O projeto do Pátio Bandeiras foi feito pelo escritório de arquitetura Botti Rubin.
O Google mantém sigilo sobre o novo escritório. Procurada, a empresa afirmou apenas que a mudança ainda não foi feita e que dará mais informações quando isso ocorrer. O arquiteto Guto Requena, responsável pelo projeto da nova sede, também não fala sobre o local. Em seu site, ele escreve que o objetivo do seu escritório é “refletir sobre cibercultura e narrativas poéticas digitais no design”.
Promovido pelo Google Brasil, o evento Think Infinite 2012, que ocorreu ontem em São Paulo, mostra o endereço da futura sede na página de informações sobre local. Como o escritório ainda está longe de ficar pronto, as palestras foram transferidas para outro auditório.

Por Exame