|

Computadores ficam 1 ano parados em biblioteca

Neste mês de março, os moradores da cidade de Santo André (SP) poderão finalmente utilizar os 11 computadores de tela plana que atualmente estão sem utilidade na Biblioteca Municipal Nair Lacerda. Os aparelhos estão parados no local desde agosto de 2009.
De acordo com a prefeitura do município, as máquinas são fruto de uma doação feita pelo projeto Telecentro Comunitário do Ministério das Comunicações. Em nota, o órgão municipal alegou que a demora em disponibilizar os computadores para o público ocorreu porque a liberação de acesso às máquinas "estava vinculada à obrigatoriedade, por parte do projeto, da utilização do sistema operacional Gnu Linux e aplicativos como Open Office e do navegador Mozilla Firefox, os quais não eram compatíveis com o sistema operacional da Prefeitura, que utiliza o Windows".

Ainda conforme a nota, foram estudadas algumas alternativas para solucionar o problema, mas, como não houve um consenso, foi solicitada, por fim, uma permissão ao Ministério das Comunicações, para que o sistema operacional dos computadores doados fosse trocado para o Windows. A solicitação foi finalmente aprovada.

"Enquanto isso, vamos apenas apreciar o design dos computadores novinhos", afirmou o morador da cidade Denis Alex dos Santos, que por ora acessa a internet por meio de uma Lan House que cobra R$ 2 a hora.

Por Terra