|

Forças de Gaddafi realizam nova ofensiva no leste

Forças fiéis ao ditador líbio Muammar Gaddafi voltaram a bombardear na manhã desta quinta-feira a cidade de Brega --importante centro petrolífero a 800 quilômetros da capital Trípoli-- informaram fontes locais.
Opositores de Gaddafi já haviam conseguido ontem repelir uma forte ofensiva das forças do governo que tentavam tomar conta das cidades de Brega e Marsa, ambas no leste do país.
O ataque -- no qual as forças pró-regime usaram aviões, infantaria e artilharia pesada-- foi a maior ação armada do governo na região, controlada pelos rebeldes.
Opositores seguiram nesta quinta-feira para Brega para reforçar as posições de defesa já prevendo um eventual ataque das forças leais ao coronel Gaddafi.

CONTRA-ATAQUE
 
Mercenários destacados por Gaddafi portando armas automáticas se deslocaram também na quarta-feira em direção à cidade de Ajdabiya, controlada pelos rebeldes, cercando o porto e as instalações petrolíferas onde trabalham cerca de 4.000 pessoas, enquanto aviões militares bombardearam um depósito de munições na região da cidade, de acordo com o relato de testemunhas.
No final da manhã, os opositores contra-atacaram e os apoiadores de Gaddadi deixaram então a área de Ajdabiya em picapes, seguindo em direção a Brega, a cerca de 70 quilômetros de distância. Segundo relatos, os rebeldes retomaram o controle das instalações petrolíferas.
À tarde, as forças pró-Gaddafi invadiram uma universidade próxima, onde ficaram cercados pelos rebeldes, de acordo com um repórter da Associated Press. No final do dia, os apoiadores de Gaddafi deixaram o campus e rebeldes foram visto transitando pelos prédios da universidade.
Ao menos seis rebeldes morreram e outros 18 ficaram feridos nos confrontos, de acordo com fontes médicas.

Por Folha