|

"Vamos derrotar a Al Qaeda", diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a fazer um discurso em público nesta sexta-feira (6), horas depois de a organização terrorista Al Qaeda ter confirmado a morte de seu líde, Osama Bin Laden, e prometido vingança contra os Estados Unidos. Diante dos homens e mulheres da 101ª divisão aerotransportada, sediada na base militar de Forte Campbell, no Estado do Kentucky, Obama prometeu derrotar a Al Qaeda.
Obama iniciou sua fala com bom humor, fazendo brincadeiras com os militares e dando boas-vindas a eles – a maior parte acabara de retornar do Afeganistão. O presidente americano agradeceu aos militares, afirmou que o trabalho bem feito por eles permitiu que os Estados Unidos enfraquecessem tanto o Talibã quanto a Al Qaeda no Afeganistão e que, antes da morte de Bin Laden, a liderança da Al Qaeda já estava muito pressionada.
Obama disse que recebeu uma carta de uma garota que tinha quatro anos em 11 de setembro de 2001, e que perdeu o pai nos ataques terroristas daquele dia. Afirmou que, por conta de casos como o dela, os EUA estão nesta guerra e que "não vão vacilar". "Nós vamos derrotar a Al Qaeda", disse.

Os homens que mataram Bin Laden
 
Antes de falar em público, Obama se reuniu com o comando que, na madrugada de segunda-feira (pelo horário de Islamabad), matou Bin Laden. Durante o encontro, Obama, acompanhado pelo vice-presidente, Joe Biden, cumprimentou os integrantes do grupo pelo sucesso da missão e condecorou os soldados do grupo de Operações Especiais da Marinha (SEALS) com a Citação Presidencial da Unidade, a maior distinção outorgada até agora à equipe.
Entre os presentes no encontro estava também o comandante dos SEALS, o almirante William McRaven, a quem Obama recebeu na quarta-feira passada no Salão Oval. Osama bin Laden morreu na madrugada de segunda-feira em uma operação com helicópteros dos SEALS, que invadiram a residência onde o líder da organização terrorista se escondia em Abbottabad, uma localidade paquistanesa próxima a Islamabad.

Por Época