|

Hacker de iPhone começa estágio na Apple

O hacker de 19 anos que ficou famoso por hackear o iPhone começará na semana que vem um estágio na Apple. Nicholas Allegra, conhecido como @comex na internet, é o criador do site JailBreakMe, que permitia aos usuários do iPhone instalar aplicativos não-autorizados com facilidade, desafiando a obsessão da Apple por controle. Allegra noticiou sua contratação em um post no Twitter. "Tem sido uma experiência muito, muito divertida. Mas também foi apenas um momento e eu estou ficando entediado", escreveu. "Então, na próxima semana eu começarei um estágio na Apple"
Allegra é o criador dos JailbreakMe 2 e 3, hacks para o sistema operacional iOS que podiam ser executados pelo simples acesso a um site no próprio telefone. Antes disso, eliminar as restrições a programas externos só era possível por meio de software especializado e conectando o iPhone ao computador.
Por sua simplicidade, os hacks de Allegra tornaram-se febre até entre os que pouco entendiam seus detalhes técnicos. Sua sofisticação chamou a atenção de analistas de segurança. E, por fim, a façanha despertou o interesse de hackers com más intenções, ansiosos por uma ferramenta para instalação em massa de malware na legião de aparelhos iPhone .
A contratação de hackers por grandes empresas de tecnologia é comum. Em junho, a própria Apple contratou Peter Hajas, criador do aplicativo de jailbreak Mobile Notifier. George Hotz, hacker famoso por publicar na internet os passos para o desbloqueio do iPhone e do PlayStation 3, estaria atualmente trabalhando no Facebook .
Apesar disso - e de admitir que não há qualquer motivação ideológica em seus hacks, que seriam pra ele apenas "desafios" - Allegra temia reações negativas da comunidade hacker, mas foi surpreendido por muitos "parabéns" no Twitter.

Por O Globo