|

'Irene'chega ao Canadá e deixa milhares sem eletricidade

Cerca de 200 mil famílias da província canadense do Québec ficaram na noite de domingo (28) sem eletricidade em consequência de chegada da tempestade tropical "Irene".
A maioria das famílias afetadas estão ao sul da cidade de Montreal, a principal de Québec, segundo informou a companhia de energia elétrica Hydro-Québec.
"Irene", que provocou graves danos nos Estados Unidos e mais de uma dezena de mortos, perdeu sua categoria de furacão no início do domingo.
Mesmo assim, o governo do Québec advertiu sua população de que não menospreze a potência da tempestade que provocou ventos de até 65 km/h em Montreal e intensas chuvas na região.
O Centro de Furacões do Canadá advertiu que está previsto que "Irene" deixe 100 milímetros de chuva na sua passagem pelo Québec, o que pode provocar inundações, e que nas proximidades do olho da tempestade a velocidade do vento seja de 95 km/h.
O ministro da Segurança Pública do Québec, Robert Dutil, disse durante uma entrevista coletiva que "é importante que o povo não menospreze 'Irene'. Não é uma pequena tempestade, é uma tempestade enorme".
O Instituto Meteorológico do Canadá prevê que "Irene" siga nas próximas horas rumo ao nordeste do país, seguindo a rota do Rio São Lourenço, e que seus efeitos sejam notados nas províncias de Nova Brunswick e Nova Escócia.
 
EUA
 
No domingo, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse em uma curta declaração no jardim da Casa Branca que os esforços de recuperação poderão levar vários dias ou semanas na costa leste.
"Quero enfatizar que os impactos dessa tempestade serão sentidos por algum tempo. E o esforço de recuperação durará semanas ou mais. Pode haver falta de energia durante alguns dias em algumas regiões", declarou.
A tempestade tropical Irene resultou na morte de pelo menos 18 pessoas em sete Estados americanos e deixou 4 milhões de consumidores às escuras nos EUA.
As autoridades do país calculam em pelo menos US$ 1 bilhão os prejuízos gerados pela ocorrência do fenômeno natural.

Por Folha