Dia internacional do orgasmo
Dia 31/07, comemora-se o dia internacional do orgasmo. Mas por quê foi criado essa data comemorativa? O que é o orgasmo?
Há onze anos, na Inglaterra, sex shops usaram dessa artimanha para aquecer as vendas e a discussão sobre a sexualidade feminina, ainda muito reprimida.
O orgasmo é a terceira fase do ciclo de resposta sexual. Em ordem são: desejo, excitação, orgasmo e resolução. Segundo a médica Carmita Abdo, "o desejo é alcançado por meio das fantasias sexuais e dos órgãos do sentido. A partir de então, esse mesmo desejo cresce e promove uma série de mudanças no corpo. A pessoa fica mais excitada, a face enrubesce e a respiração e o coração aceleram. Todo o corpo participa do processo, caracterizado pela ereção no homem e a lubrificação da vagina na mulher". Após o orgasmo, fase de maior prazer sexual, o corpo entra na resolução e retorna à condição de desejo.
Apesar de, na prática, parecer tudo muito simples, os números chegam a alarmar: cerca de 26% das mulheres brasileiras tem dificuldades de atingir o orgasmo (USP) e 30% nunca se masturbou. Vítimas de uma educação machista, muitas sentem-se satisfeitas apenas dando prazer ao seu parceiro(a).