|

Sarney é reeleito presidente do Senado

Pela quarta vez, o senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado. Ele obteve 70 votos, enquanto o candidato derrotado, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), conquistou apenas oito. Houve dois votos em branco e um nulo. A eleição de Sarney já era dada como certa entre os parlamentares.
Em seu discurso, Sarney lembrou que é o senador mais antigo na Casa, com 35 anos de mandato. “Aqui [no Congresso Nacional] passei a minha vida desde 1955, quando entrei para a Câmara dos Deputados”, disse emocionado.
O peemedebista afirmou que faz um “sacrifício pessoal” ao “dedicar a vida ao serviço público”, já que tem paixão pela literatura. Sarney, que teve o nome envolvido em várias denúncias de corrupção, disse que nenhuma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) conseguiu prejudicar sua honra.
Sarney afirmou ainda que o Senado “jamais pode ser submisso a nenhum poder” e anunciou medidas para ampliar a comunicação da Casa por meio das redes sociais Facebook, Youtube e Twitter. Ele prometeu ainda trabalhar para as reformas política e eleitoral e para conclusão da legislação do pré-sal. Sarney defendeu também a criação de uma comissão especial sobre catástrofes naturais.
O Senado deve decidir ainda os nomes que ocuparão os demais cargos da Mesa Diretora. A Vice-Presidência deve ficar com a petista Marta Suplicy (SP), que em 2012 dará lugar ao também petista José Pimentel (CE).

Por Veja