|

Com a Sandy, Devassa opta pelo 'politicamente correto'


A escolha da cantora Sandy, ex-símbolo de moça virgem, para ser a musa do camarote da cerveja Devassa, no carnaval do Rio de Janeiro deste ano, causou burburinho e surpresa no mercado publicitário. Casada e “certinha”, Sandy é o oposto da modelo americana Paris Hilton, contratada pela marca de cerveja em 2010 e conhecida por noitadas e escândalos.
A propaganda com a Paris Hilton chegou a ser suspensa em março do ano passado por ser considerada ofensiva à moral.
A opção pela Sandy neste ano, na avaliação de um especialista em marcas, sinaliza uma escolha pelo politicamente correto por parte da marca de cerveja, que pertence ao grupo Schincariol, ao mostrar que para ser sexy não é preciso ser vulgar ou expor as mulheres.
“Por que só as outras mulheres são devassas? Por que não a sua mulher, com quem você é casado? “, afirma Hélio Moreira, diretor da New Growing, empresa de design e de consultoria de marca (“branding”), para quem a escolha da Sandy transmite essa mensagem, já que a cantora é casada.
“Todo homem quer uma mulher devassa e ela não precisa ser uma profissional do sexo para ser sexy”, avalia o publicitário, sobre quais significados a escolha da Sandy pode ter para o público masculino, que é sempre o alvo das marcas de cervejas.
"Com a Sandy, a marca quer dizer que devassa não é sinônimo de avacalhação. A Sandy tem atributos como o de ser uma boa profissional, e isso pode ser sexy em uma mulher”, acrescenta Moreira.
Segundo ele, a Devassa conseguiu o que queria: chamar a atenção. Os sites especializados em propaganda e marketing deram grande destaque para a divulgação da escolha de Sandy na terça-feira.

"Não estou nem aí para o que costumam falar de mim. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente para desconstruir essa imagem [de menina comportada e certinha]. A verdade é: eu tenho um lado devassa. Todos nós temos", disse Sandy, durante o evento para a divulgação da campanha.

Estratégia de choque

"A estratégia de marketing da Devassa é chocar, causar impacto. O próprio nome da cerveja já é chocante. Ao contratar a ex-virginal Sandy para subsitituir a Paris Hilton, eles estão conseguindo causar esse impacto", afirma José Roberto Martins, da empresa Global Brands, especializada em marcas.
Mas ele acredita que a escolha foi "bizarra" e avalia que, para a Sandy, a campanha traz riscos, à medida que a sua imagem pode ficar marcada pelo erotismo. E esse pode ser um caminho sem volta.
"Não dá para fazer uma campanha assim e achar que, depois, ninguém vai se lembrar", diz o consultor.  A intençao da Sandy, ao ser ver, é de deixar para trás a imagem de boa moça.  

Falta de alinhamento

Na avaliação da publicitária Shalla Monteiro, sócia da Tree Branding, empresa especializada em marcas corporativas, a escolha de Sandy pareceu "artificial" e "um pouca descabida".
"Não existe um alinhamento entre a imagem da celebridade, neste caso a Sandy, com a marca do produto, a cerveja. A imagem da Sandy não incorpora os atributos da Devassa e destoa até mesmo com o Carnaval", afirma a publicitária.

Por iG