|

Protesto contra visita de Obama termina em confusão no Rio

Um protesto contra a visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terminou em tumulto no início da noite desta sexta-feira, no centro do Rio.
Os manifestantes partiram da Candelária e se encaminharam para o Consulado Americano, onde policiais policiais do Batalhão de Choque da PM faziam a segurança do edifício. Uma garrafa de coquetel molotov foi arremessada contra o consulado, dando início à confusão.
A polícia respondeu com tiros de balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral. O coquetel molotov chegou a incendiar uma parte da roupa de um segurança do Consulado, que ficou ferido sem gravidade. Um repórter da rádio CBN foi ferido por um tiro de borracha.
O trânsito chegou a ser fechado em frente ao consulado, mas já foi liberado. 

ESQUEMA ESPECIAL
 
A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira o esquema especial de trânsito nos arredores do Theatro Municipal, centro do Rio, onde o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um discurso público no domingo.
Em reunião da Prefeitura do Rio com o Exército Brasileiro, polícias Federal e Militar, e Serviço Secreto Norte-Americano, definiram que as ruas Evaristo da Veiga e Treze de Maio, que anteriormente seriam fechadas na noite desta sexta-feira, serão interditadas às 7h de sábado (19).
No domingo (20), as ruas do Passeio e Santa Luzia não serão mais fechadas. "Todo o comércio da Cinelândia poderá abrir normalmente", informou em nota a prefeitura.
O Metrô Rio terá funcionamento normal sem interrupção na circulação de trens. A estação da Cinelândia permanecerá aberta.
No sábado, a partir das 7h, o tráfego de veículos também será proibido em parte da avenida Rio Branco (entre a avenida Almirante Barroso e a rua Santa Luzia) e nas ruas do entorno da Cinelândia.
Às 5h de domingo, serão interditadas todas as ruas transversais à avenida Rio Branco desde a avenida Beira-Mar até a avenida Presidente Vargas. A partir desse horário, estará bloqueada também a pista lateral da Presidente Vargas junto às edificações no sentido Candelária, nos trechos entre a avenida Passos e a rua Uruguaiana e da Uruguaiana e avenida Rio Branco.

Por Folha