Seguidores de Kadafi vão às ruas de Trípoli celebrar 'vitórias' do regime
Numerosos seguidores do ditador líbio, Muamar Kadafi, saíram neste domingo às ruas de Trípoli para celebrar o que consideram "vitórias" militares do regime, depois de a televisão estatal líbia anunciar que os rebeldes tinham sido derrotados em Zawiya, Ras Lanuf, Misrata e Tobruk.
Segundo imagens divulgadas pela emissora Al Jazeera, os partidários do regime cantavam e empunhavam bandeiras verdes em sinal de apoio a Kadafi, enquanto se ouviam disparos de fuzis automáticos e de artilharia.
A televisão estatal líbia tinha anunciado de madrugada que os rebeldes haviam perdido o controle dessas estratégicas localidades, próximas a Benghazi, capital provisória das forças revolucionárias.
No entanto, um opositor que concedia entrevista telefônica à Al Jazeera em Misrata desmentiu que essa cidade estivesse em poder das brigadas leais a Kadafi e duvidou que as outras tivessem voltado ao domínio do ditador.
Os rebeldes, que nos três últimos dias se aproximaram de Sirte, cidade natal de Kadafi, afirmam manter o controle do enclave petrolífero e portuário de Ras Lanuf, tomado na sexta-feira passada, informaram jornalistas independentes de meios de comunicação diversos.
Onde a resistência rebelde era desesperada no sábado era em Zawiyah, a 92 quilômetros de Trípoli, com os rebeldes sitiados há três dias na única frente em que as tropas pró-Kadafi e seus mercenários entraram em intensos confrontos.
A saída em massa de simpatizantes de Kadafi às ruas é uma estratégia habitualmente utilizada pelo Governo, e neste domingo, a Al Jazeera divulgou imagens de moradores de Trípoli que diziam que a situação na capital é de total normalidade.
Por Estadão