|

Previsão da inflação chega a 6,34% e Dilma se diz preocupada

O novo boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (25), aponta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal medidor da inflação no país, deve fechar em 6,34% este ano. O número se aproxima do teto da meta de inflação estipulada pelo BC em 6,5%, e a notícia causou reação imediata da presidente Dilma Rousseff, que disse ter “imensa preocupação” com a inflação e prometeu um “combate acirrado” ao aumento dos preços.
“Nós temos imensa preocupação com a inflação. Não há a hipótese de que o governo se desmobilize diante da inflação, todas as nossas atenções vão estar voltadas para um combate acirrado”, disse a presidente.
Os consultores e analistas do BC aumentaram a expectativa de inflação pela sétima semana seguida e o índice já é superior aos 5,6% estimados pelo BC no Relatório Trimestral de Inflação divulgado no final de março. A perspectiva de inflação para 2012 permaneceu em 5%.
Ainda nesta segunda, Dilma deverá se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No início de abril, Mantega anunciou aumento de impostos sobre empréstimos tomados no exterior para conter a valorização do real e da tributação do crédito a pessoas físicas para segurar o aumento de preços. Na ocasião, o ministro afirmou que novas ações poderiam ser anunciadas pelo para conter a alta da inflação e a queda do dólar.

Por Época