|

'Esporte Espetacular' tem nova dupla de apresentadores: Tande e Glenda

Depois de ganhar novo estúdio em 2011, o "Esporte Espetacular" estreia uma nova dupla de apresentadores. A partir deste domingo, Glenda Kozlowski vai dividir o comando do programa com o campeão olímpico Tande. O ex-jogador de vôlei, de 41 anos, já atuava na TV Globo como comentarista e também apresenta o "Corujão do Esporte".
Os dois têm currículos vitoriosos no esporte. Antes da carreira de jornalista, Glenda brilhava com uma prancha de bodyboarding nas mãos. A apresentadora foi cinco vezes campeã brasileira e quatro mundial. Já Tande fez parte da Geração de Ouro do vôlei brasileiro, com a medalha nas Olimpíadas de Barcelona-1992.
Enquanto Tande chega ao "EE", Luis Ernesto Lacombe veste terno e gravata e assume o noticiário esportivo do "Bom Dia Brasil". Já Luciana Ávila vai se dedicar às reportagens.
A dupla tem tudo para dar certo em frente às câmeras. A apresentadora lembra com carinho o primeiro contato que teve com o novo companheiro de "Esporte Espetacular", há quase 20 anos:
- Conheci o Tande antes da medalha de ouro em 1992. Nosso primeiro contato foi muito engraçado. Eu perguntei se ele poderia me dar uma entrevista. Ele disse que era meu fã e eu disse o mesmo para ele. Foi a porta de entrada para eu entrevistar a Seleção campeã em Barcelona. O legal é que nós dois sabemos como é emocionalmente antes, durante e depois de uma competição. E isso pode refletir no estúdio de uma forma muito espontânea, uma sintonia de duas pessoas que já se conhecem há anos.
Casado há mais de 14 anos com a atriz Lizandra Souto, Tande tem dois filhos: Yasmin e Yago. Depois que deixou a carreira de jogador, trabalhou como comentarista esportivo e apresenta desde o início do ano o "Corujão do Esporte" nas madrugadas da Globo. Tande recebeu o convite para apresentar o "Esporte Espetacular" com entusiasmo, mas não escondeu um certo nervosismo:
- Acompanho o Esporte Espetacular desde que me entendo por gente. Se fosse uma banda de rock seria os Beatles. Algumas lendas do jornalismo já passaram por lá. É um momento mágico e uma responsabilidade muito grande também. Estou me sentindo na final das Olimpíadas novamente.
Ainda iniciando na carreira televisiva, Tande brinca e diz que deve errar muito ao vivo. No entanto, ele sabe que pode contar com uma veterana e amiga ao seu lado, Glenda Kozlowski, que vai "salvá-lo" na hora que precisar.
- Estou aprendendo cada dia mais, e o "Corujão" foi muito bom para mim. Vamos melhorar juntos. O pessoal de casa, os telespectadores, não querem que nada seja escondido. Sou espontâneo. Se errar, assumo. E tenho o respaldo da Glenda. Se eu titubear sei que ela estará ali para me ajudar - finalizou.

Confira um breve histórico da carreira do apresentador:


Vôlei de quadra
Alexandre Ramos Samuel, o Tande, nasceu em Resende, no Rio de Janeiro, e começou no vôlei ainda criança, no Botafogo. Teve passagens por AABB-DF, Banespa, Flamengo, Olympikus e Mediolanum, da Itália, sendo tetracampeão sul-americano, bicampeão paulista e tricampeão brasileiro.
Foi na Seleção Brasileira que Tande conquistou fãs com carisma e determinação em quadra. Em 1992, foi campeão olímpico nos Jogos de Barcelona, ao lado de companheiros como Giovane, Maurício, Marcelo Negrão, Carlão, Pampa, Paulão e Cia - a conhecida Geração de Ouro do vôlei brasileiro. Em 1993, o ponta ajudou o Brasil a levantar sua primeira taça da Liga Mundial.

Vôlei de praia
Aos 27 anos, Tande trocou as quadras pela areia. Fez dupla com Giovane, Emanuel, Loiola, Pará, Pedro Cunha e Franco. O campeão olímpico conseguiu repetir o sucesso que o consagrou na quadra também na praia. Foi tricampeão do Circuito Brasileiro, campeão do Circuito Mundial, conquistou o título de Rei da Praia em 1999 e foi considerado duas vezes melhor jogador do país.

Por GloboEsporte.com