|

Escolas de samba definem ordem de desfile do carnaval carioca de 2012

Ainda faltam mais de sete meses para o carnaval 2012, mas a cidade do Rio de Janeiro já está em clima de samba. As 13 escolas do Grupo Especial se reuniram na noite desta quarta-feira (6) para o sorteio que definiu a ordem dos desfiles. O evento aconteceu na praça de eventos da Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária.
Para manter o equilíbrio entre as duas noites, as escolas foram divididas em pares. Pelo regulamento, a Renascer de Jacarepaguá, campeã do Grupo de Acesso em 2011, será a primeira a passar pela Sapucaí, no domingo (dia 19 de fevereiro). Já a São Clemente, 9ª colocada no Grupo Especial, abre a noite de segunda.
Por causa do incêndio que destruiu quatro barracões, entre eles o da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, na Cidade do Samba, em fevereiro deste ano, duas escolas de samba serão rebaixadas ao Grupo de Acesso A em 2012 e apenas uma vai subir para o Grupo Especial. As agremiações atingidas pelo incêndio ainda aguardam a conclusão das obras.
“O barracão ainda não está pronto e é claro que nós estamos preocupados. As nossas alegorias ainda estão nas tendas improvisadas e ainda aguardamos a entrega dos barracões. Eu também ainda aguardo o presidente bater o martelo sobre a minha proposta de enredo. Por enquanto, é tudo especulação”, disse o carnavalesco da Portela, Paulo Menezes.
A atual campeã do carnaval do Rio, a Beija-Flor, será a sexta escola a passar pela Avenida no domingo (19), com o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão", que será desenvolvido por uma comissão de carnaval. A escola de Nilópolis promete falar sobre a história e cultura de São Luís do Maranhão, terra de personalidades como Alcione e Joãozinho Trinta.

Superação

Mais afetada pelo incêndio na Cidade do Samba, a Grande Rio será a sexta escola a atravessar a Marquês de Sapucaí, na segunda-feira, com o enredo “Eu acredito em você! E você?”, do carnavalesco Cahê Rodrigues. A agremiação quer apostar na superação para conquistar o seu primeiro título no carnaval carioca.
A Unidos da Tijuca, vice-campeã no carnaval deste ano, será a quinta escola a se apresentar na segunda-feira de carnaval. A agremiação fará uma homenagem a Luiz Gonzaga com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", do carnavalesco Paulo Barros, que já afirmou que não vai mudar o seu estilo de fazer carnaval.
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) promoveu o sorteio numa festa reservada apenas para convidados. Inicialmente foi sorteado o dia de cada escola de samba. Definidas as agremiações de cada noite, partiu-se para o sorteio da ordem de apresentação. Por fim, os presidentes das agremiações tiveram 10 minutos para trocas.

Confira a ordem dos desfiles:

Domingo, 19 de fevereiro de 2012

1) Renascer de Jacarepaguá
2) Portela
3) Imperatriz Leopoldinense
4) Mocidade Independente de Padre Miguel
5) Porto da Pedra
6) Beija-Flor
7) Vila Isabel

Segunda-feira, 20 de feveiro de 2012

1) São Clemente
2) União da Ilha
3) Salgueiro
4) Mangueira
5) Unidos da Tijuca
6) Grande Rio

Susto


Durante o sorteio, o presidente da União da Ilha, Ney Filardes, passou mal e teve que ser atendido pela equipe médica ainda no palco. Segundo a Liesa, Ney escorregou quando cumprimentava os diretores que compuseram a mesa. Na época do incêndio na Cidade do Samba, o presidente chegou a ser hospitalizado por problemas cardíacos.
Após ser retirado do palco na maca, Ney Filardes foi atendido numa ambulância que estava na Cidade do Samba. Já recuperado, ele retornou ao palco para o fim do sorteio: “Eu me precipitei ao cumprimentar a mesa. Eu fui cumprimentando e não olhei ali. Aí o gordinho, velhinho, veio abaixo. Mas não foi nada demais, eu to ai, firme e forte”, brincou ele.

Enredos


Além da Unidos da Tijuca, da Grande Rio e da Beija-Flor, outras oito escolas de samba do Grupo Especial já definiram os seus enredos para o carnaval de 2012. A Portela e a Porto da Pedra ainda não divulgaram os seus enredos.
A Imperatriz vai homenagear o escritor Jorge Amado, com o enredo “Jorge, Amado Jorge”, do carnavalesco Max Lopes. A União da Ilha vai apostar no enredo “De Londres ao Rio: era um vez... uma Ilha...”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza. O Salgueiro vai apresentar “Cordel Branco e Encarnado”. Com o título “Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade”, a Mocidade vai fazer uma homenagem ao pintor Candido Portinari.
A Mangueira homenageará o cinquentenário do Cacique de Ramos com o enredo: "Vou festejar, Sou Cacique, Sou Mangueira", de autoria do carnavalesco Cid Carvalho. Já a Renascer de Jacarepaguá vai contar o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia". A Vila Isabel vai falar sobre a Angola. Por fim, a São Clemente aposta no enredo “Uma aventura musical na Sapucaí”.

Por G1