|

Chuva afeta 59 cidades em SC; 14 municípios decretam emergência

Já são 59 os municípios catarinenses que sofrem com as fortes chuvas que atingem o Estado. Catorze cidades decretaram situação de emergência. São elas: Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.
O rio Itajaí-Açu transbordou no fim da tarde desta quinta-feira, piorando a situação na região. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a perspectiva é de que o nível do rio atinja a marca de 14 metros às 5h --a partir dos 8 metros de água, já começa a haver inundações.
Como a chuva ainda está muito forte na região, a Defesa Civil afirma que esta previsão ainda pode aumentar. O órgão trabalha com a possibilidade de uma cheia histórica do Itajaí-Açu.
As chuvas já afetaram 470.203 pessoas, segundo a Defesa Civil. Dessas, 17.807 estão desalojadas (abrigadas em casas de parentes)e 884 estão desabrigadas (em abrigos temporários).
Em Blumenau (157 km de Florianópolis), uma das regiões mais atingidas pelas chuvas, as aulas foram canceladas.
Em Jaraguá do Sul (178 km de Florianópolis), o volume acumulado de chuva chegou a 190 mm entre terça-feira e quarta-feira, marca prevista para todo o mês de setembro, segundo a Defesa Civil municipal. Cada milímetro equivale a 1 L/m2 de água.
"Nesse momento, o maior risco é quanto aos deslizamentos de terra", disse Normando Zitta, da Defesa Civil. Eles pedem para que os moradores de áreas de risco procurem abrigo e entrem em contato pelo número 199 caso notem quaisquer deslocamentos de terra ou pedra, ou inclinações de postes ou árvores.
Houve deslizamentos na rodovia BR-282 nos municípios de Gaspar e Apiúna, também no vale do Itajaí. Em Gaspar, a BR-470 foi bloqueada. Em Corupá (197 km de Florianópolis), uma queda de barreira bloqueou um trecho da BR-280. No km 211 da BR-101, em Palhoça, a pista marginal foi interditada no sentido sul. A Defesa Civil recomenda cautela nas rodovias.
Segundo o Epagri/Ciram (órgão de monitoramento climático em SC), deve chover na madrugada desta sexta-feira em todo o Estado. As chuvas diminuem ao longo dia e não deve haver chuva à noite.
Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.

Por Folha