Rock in Rio vende 700 mil ingressos com atrações nada roqueiras
Dez anos depois, o Rock in Rio volta amanhã para seu berço. Depois de uma década de eventos da franquia em Lisboa e Madri, o festival lança sua quarta edição brasileira --e a mais pop de todas. Em sete dias --de sexta a domingo e de quinta a domingo da semana que vem--, o Rock in Rio 2011 tem apenas três noites consideradas, sem restrições, como "roqueiras".
As principais atrações dessas noites são Red Hot Chili Peppers, Metallica e Guns N' Roses. Uma quarta data tem o Coldplay fechando o dia, mas o resto da escalação tende para música pop.
O que dá o tom do festival é uma enxurrada de nomes que alugaram as paradas nos últimos dois ou três anos.
Rihanna, Katy Perry, Shakira, Maroon 5 e Ke$ha tiveram, juntos, 32 canções entre as dez mais vendidas nos EUA.
Mesmo na categoria "veteranos", com Guns N' Roses em seu terceiro Rock in Rio consecutivo, a balança pesa para nomes pop, como Stevie Wonder, 61, e Elton John, 64.
Entre artistas brasileiros, enquanto um Sepultura é colocado no segundo palco, a arena principal terá Claudia Leitte e Ivete Sangalo.
Além do caráter pop, a nova edição do festival é a mais feminina da história. Nos 56 shows programados para os palcos Mundo e Sunset, 23 cantoras vão se apresentar.
Para Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial --atração roqueira que vai para seu terceiro Rock in Rio--, a estranheza das muitas atrações pop não leva em conta o histórico do festival.
"Desde a primeira edição, em 1985, o Rock in Rio teve essa mistura. Lá estavam o Iron Maiden e o Ozzy, mas também Elba Ramalho", declara Dinho. A cantora, aliás, participou também das outras edições brasileiras do festival, em 1991 e 2001.
Dinho aponta isso até como uma tendência "brasileira" que outros eventos no mundo seguem. Neste ano, o tradicional Glastonbury, na Inglaterra, considerado o maior do gênero, teve como seus três nomes principais U2, Coldplay e Beyoncé, uma das rainhas do pop.
As 700 mil pessoas que esgotaram os ingressos são avalistas da mistura de estilos.
Por Folha
As principais atrações dessas noites são Red Hot Chili Peppers, Metallica e Guns N' Roses. Uma quarta data tem o Coldplay fechando o dia, mas o resto da escalação tende para música pop.
O que dá o tom do festival é uma enxurrada de nomes que alugaram as paradas nos últimos dois ou três anos.
Rihanna, Katy Perry, Shakira, Maroon 5 e Ke$ha tiveram, juntos, 32 canções entre as dez mais vendidas nos EUA.
Mesmo na categoria "veteranos", com Guns N' Roses em seu terceiro Rock in Rio consecutivo, a balança pesa para nomes pop, como Stevie Wonder, 61, e Elton John, 64.
Entre artistas brasileiros, enquanto um Sepultura é colocado no segundo palco, a arena principal terá Claudia Leitte e Ivete Sangalo.
Além do caráter pop, a nova edição do festival é a mais feminina da história. Nos 56 shows programados para os palcos Mundo e Sunset, 23 cantoras vão se apresentar.
Para Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial --atração roqueira que vai para seu terceiro Rock in Rio--, a estranheza das muitas atrações pop não leva em conta o histórico do festival.
"Desde a primeira edição, em 1985, o Rock in Rio teve essa mistura. Lá estavam o Iron Maiden e o Ozzy, mas também Elba Ramalho", declara Dinho. A cantora, aliás, participou também das outras edições brasileiras do festival, em 1991 e 2001.
Dinho aponta isso até como uma tendência "brasileira" que outros eventos no mundo seguem. Neste ano, o tradicional Glastonbury, na Inglaterra, considerado o maior do gênero, teve como seus três nomes principais U2, Coldplay e Beyoncé, uma das rainhas do pop.
As 700 mil pessoas que esgotaram os ingressos são avalistas da mistura de estilos.
Por Folha