|

Vasco vence bolivianos por 8 a 3 e avança na Sul-Americana

O Vasco conseguiu se classificar com folgas para as quartas de final da Sul-Americana, nesta quarta, ao atropelar o Aurora, da Bolívia, por 8 a 3 no estádio de São Januário. Agora, o time carioca vai enfrentar o Universitário (PER), em datas que ainda serão definidas pela Conmebol.
Na primeira partida, o time brasileiro havia perdido por 3 a 1, em Cochabamba, na Bolívia. Por isso, precisava de, no mínimo, uma diferença de três gols --ou 2 a 0-- para passar diretamente às quartas de final do torneio continental.
Alecsandro (2), Bernardo (2), Juninho Pernambucano, Allan, Douglas e Leandro fizeram os gols brasileiros. Andaveris, Peña e Sargovia descontaram para os bolivianos.
O Vasco contou com o retorno do meia Juninho Pernambucano. O time, líder do Brasileiro, mandou a campo uma equipe mista para enfrentar os bolivianos. Ele não jogava desde o dia 2 de outubro, quando saiu no segundo tempo do empate por 2 a 2 contra o Corinthians, com uma contusão na panturrilha.
No próximo domingo, em seu estádio, o clube carioca recebe o São Paulo, pela 32ª rodada do Nacional.
 
O JOGO
 
Mesmo com um time misto, em razão da disputa do Brasileiro, o Vasco começou atacando o Aurora. Aos 5min, o volante Felipe Bastos cabeceou livre na área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Quatro minutos depois, o meia Bernardo recebeu na entrada da área, driblou dois adversários e chutou forte contra a meta boliviana defendida por Lanz. Golaço! Aos 12min, Alecsandro fez o segundo tento vascaíno, mas o assistente assinalou impedimento.
O atacante voltou a aparecer dois minutos depois, quando perdeu um gol incrível na cara do arqueiro adversário. Na sequência da jogada, a bola sobrou na área carioca, o zagueiro Douglas, substituto de Dedé, tentou afastar, porém ela bateu na canela de Andaveris e entrou na meta de Fernando Prass: 1 a 1.
A equipe vascaína sentiu o gol de empate. Porém, aos 35min, o meia Galindo recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Era o necessário para o time de São Januário reacender. Em duas oportunidades, Alecsandro perdeu mais dois tentos.
No primeiro lance, ele chutou na saída de Lanz e Andaveris salvou em cima da linha. Na cobrança do escanteio, o atacante cabeceou no travessão.
O time carioca continuou pressionando, pois o empate dava a classificação ao clube boliviano. Então, Alecsandro não bobeou mais. Duas bolas alçadas na área e dois gols de cabeça, aos 37min e 44min.
Logo no início do segundo tempo, aos 3min, outro cruzamento na área boliviana, a bola passou por Alecsandro e sobrou para Leandro. Livre, ele bateu na saída do goleiro: 4 a 1. Com este resultado, o Vasco se classificava diretamente para as quartas da Sul-Americana.
Cinco minutos depois, Andaveris assustou Fernando Prass novamente. Desta vez, com uma cabeçada rente à trave direita vascaína.
Aos 22min, Juninho Pernambucano rolou para Fágner. O lateral invadiu a área e foi derrubado por Méndez. Pênalti. O meia bateu e fez o quinto tento dos cariocas. Mas a vaga ainda não estava definida. Aos 25min, Fernando Prass cometeu uma penalidade sobre Reynoso. Peña descontou e o Aurora ficou a um gol da classificação.
Mas a equipe boliviana, que atuava com um atleta a menos desde os 35min da primeira etapa, não aguentou. Bernardo, sumido desde o golaço na etapa inicial, fez outro belo tento. O zagueiro Douglas, de cabeça, aos 36min, marcou o sétimo. Segovia, do Aurora, ainda diminuiu aos 42min. Porém, já nos acréscimos, Allan ampliou e definiu o placar.

Por Folha