Artistas se reúnem em vídeo contra a usina de Belo Monte
Um vídeo (veja abaixo) com um elenco de fazer inveja a qualquer novela da TV Globo tem sido um dos assuntos mais discutidos nesta quarta-feira nas redes sociais. Nomes como Maitê Proença, Cissa Guimarães, Sergio Marone, Ary Fontoura, Nathália Dill e Dira Paes aparecem para divulgar o Movimento Gota D'Água, que tem como objetivo reunir o maior número de assinaturas para uma petição contra a construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Os artistas explicam, com ironia, o que é a hidrelétrica e o que ela pode provocar à floresta amazônica e aos índios que vivem na região. A atriz Carol Castro, a certa altura, se pergunta por que ainda tem que se preocupar com uma hidrelétrica no Pará. "Se não tiver energia, como é que vou ver televisão para ver minha novela?", questiona Marcos Palmeira.
Após explicar o porquê da construção da usina, segundo o Governo, Sergio Marone pergunta: "Do que adianta construir a terceira maior hidrelétrica do mundo se ela só vai produzir um terço de sua capacidade?". A atriz Elizângela aparece no vídeo e explica: "por que durante oito meses do ano aquela região praticamente seca. Eu pesquisei e vai custar R$ 30 bilhões". Os atores então perguntam quem vai pagar o valor. "O palhaço aqui", responde o humorista Bruno Mazzeo.
As obras para a hidrelétrica de Belo Monte são alvo de críticas e recorrentes liminares que determinam a paralisação do projeto. Ativistas e índios moradores de Altamira, no Pará, protestam contra a construção, por acreditarem que a obra trará prejuízos às populações ribeirinhas. "A Usina vai inundar, alagar, destruir 640 km² da floresta amazônica", alega o ator Eriberto Leão. "Quem se importa se os índios não vão ter onde morar?", ironiza Cláudia Ohana.
Sergio Marone, que produziu e escreveu o roteiro do vídeo - inspirado no projeto de Leonardo DiCaprio para incentivar os americanos a não faltaram nas eleições presidenciais dos Estados Unidos - evoca outras manifestações ao redor do mundo. "Nesse momento em todo mundo, milhares de pessoas estão indo às ruas protestar e mudar seu destino", diz. No final, Ary Fontoura, dá um recado direto à presidente Dilma Rousseff: "pense no Brasil em que seu neto vai crescer".
Alguns dos artistas que aparecem no vídeo postaram mensagens referente à campanha. No começo da tarde, quando o termo "É a Gota D'água" apareceu nos Trending Topics do Twitter, o site da campanha saiu do ar. "Devido a enorme quantidade de acessos simultâneos no site (só de assinaturas já são mais de 16 mil em menos de 24h), tivemos uma queda do servidor", diz a mensagem na página da campanha no Facebook - que conta com quase 12 mil fãs.
Por Terra