|

Google anuncia loja de música online

Num evento em Los Angeles nesta quarta-feira, o Google deve anunciar seu novo site de venda de música na internet. A loja musical do Google vai enfrentar a dura concorrência do iTunes, da Apple, que está no ar há oito anos e lidera esse mercado. Também vai competir com empresas como Amazon e Spotify.
O Google já apresentou, no início do ano, uma versão beta do seu serviço Google Music. Aberto apenas aos americanos, o site permite que as pessoas armazenem suas músicas na nuvem para ouvi-las em qualquer computador, smartphone ou tablet com acesso à internet. Mas não era possível comprar músicas nele.
Agora é diferente. A imprensa americana noticiou que a empresa de Mountain View negociou acordos de licenciamento com as principais gravadoras, incluindo Universal, EMI e Sony. De importante, só a Warner parece estar fora do esquema do Google. A agência de notícias Bloomberg diz que cada canção vai custar entre 0,99 e 1,29 dólar. E é provável que a loja seja aberta apenas aos americanos inicialmente.
A briga contra a Apple vai ser difícil, já que o iTunes lidera com folga esse mercado. Os usuários do serviço já fizeram mais de 16 milhões de downloads de músicas. Além disso, há alternativas – como a europeia Spotify, que mantém uma bem sucedida parceria com o Facebook – que vêm crescendo em popularidade. O evento do Google começa às 2 horas da tarde em Los Angeles, 20 horas em São Paulo.
Por Exame