|

Fãs dividem opiniões sobre 'World of Warcraft' em português

A Blizzard fez a festa oficial de lançamento do "World of Warcraft" no Brasil na noite desta terça-feira (6), em São Paulo --o jogo chega ao país dublado e com textos traduzidos para o português. "Estava jogando na versão starter, apenas esperando para comprar o jogo no lançamento", disse João de Freitas, que esperou por mais de 12 horas para entrar na comemoração e foi um dos primeiros a entrar na festa.
"Pra mim não vai fazer muita diferença, porque já jogo a versão em inglês há cinco, seis anos", contrapõe o advogado celso Foggi. Apesar disso, ele conta que testou a versão em português e achou "bacana". Foggi conta que veio ao evento de lançamento para ter um gostinho do que seria uma Blizzcon --a convenção dos jogos da Blizzard que acontece nos Estados Unidos.
Para Marcelo Bruno, a tradução para o português tem dois problemas: "a tradução de nomes próprios e a tentativa de transferir a cultura de algumas raças para a cultura brasileira." Segundo ele, tirando esses dois fatores, a tradução está boa. "Mas, muito provavelmente, vou continuar jogando em inglês."
Já Adriana Mazega, que joga há três anos, decidiu mudar o seu jogo para português. "A tradiução ficou maravilhosa, vou continuar jogando em português", explica. Também continuará com o game em português Gabriel Lisboa, que diz que "esperava que [a tradução] ficasse bem pior".
O anúncio do lançamento brasileiro do game foi feito por Mike Morhaime, cofundador e presidente da Blizzard, na abertura do evento Blizzcon 2011.
De acordo com a empresa, o game está disponível para a compra nas lojas, em caixinha, e também no formato digital, no site Battle.net, por R$ 30. A expansão "The Burning Crusade" acompanha o pacote. Pela internet, o game e suas expansões podem ser adquiridos com cartão de crédito internacional cartões de débito, pagamento em dinheiro, transferência bancária, ou pagamento eletrônico, como boleto bancário.
Outras expansões como "The Wrath of the Lych King" e "Cataclysm" serão vendidas por R$ 100 cada. Os planos de assinatura disponíveis no lançamento são: R$ 15 (30 dias), R$ 42 (90 dias), e R$ 78 (180 dias). Cartões de tempo de jogo de 60 dias também estarão disponíveis nas lojas no lançamento.
 
Recepção
 
Como na maioria dos eventos que envolve videogame, algumas modelos foram contratadas para receber os jogadores com roupas curtas e elas não reclamam do tratamento dos jogadores. "Eu também trabalho em eventos como o Salão do Automóvel e lá a gente ouve baixaria. Aqui, os 'nerds' são educados, eles pedem até licença para tirar foto", conta Bruna Aiiso. "Aqui eles nem falam palavrão na nossa frente."
Liliane Skrascke concorda: "É a primeira vez que trabalho com roupa curta e estou encantada com esses meninos."
Apesar disso, alguns deles tentam conseguir mais que uma foto das modelos. "Me dá um beijo, por favor, você vai fazer meu dia melhor", disse um garoto para uma das modelos, que escapou da investida.

Por G1