|

Facebook desenvolve smartphone em parceria com HTC

O persistente rumor de que o Facebook está desenvolvendo seu próprio smartphone ganhou um reforço, nesta semana, com um relato da agência de notícias Bloomberg. Segundo a agência, a empresa de Mark Zuckerberg trabalha em parceria com a taiwanesa HTC. As duas companhias pretendiam lançar o aparelho neste ano, mas adiaram o plano para a metade de 2013. 
A Bloomberg diz que o Facebook está desenvolvendo um sistema operacional modificado especialmente para seu Facephone. Para isso, a empresa teria contratado vários engenheiros que trabalharam na Apple, na equipe responsável pelo software do iPhone. A agência não diz qual sistema operacional o Facebook estaria modificando. Mas é muito provável que seja o Android.
A notícia, é claro, já circulou antes. Em abril, o noticiário taiwanês Digitimes falou do plano das duas empresas de criar um Facephone. E, em maio, o New York revelou a contratação dos engenheiros da Apple pelo Facebook. 
Não se sabe que modelo de negócios Zuckerberg tem em mente para seu smartphone. Mas é um fato conhecido que mais da metade dos 900 milhões de inscritos na rede social acessam o site por meio de smartphones. A empresa, que ganha dinheiro com anúncios, tem tido dificuldade em encontrar uma maneira de lucrar com essa audiência móvel. À medida que o acesso móvel cresce, a rentabilidade do Facebook diminui. 
Por enquanto, o Facebook está presente nos dispositivos móveis de duas maneiras. Primeiro, há os aplicativos da rede social para diversas plataformas. Segundo, a turma de Mark Zuckerberg mantém parcerias com alguns fabricantes para que os aparelhos tenham acesso fácil à rede social.
A própria HTC possui dois modelos de smartphones – ChaCha e Salsa – que contam com botões dedicados para compartilhamento de fotos e outros conteúdos no Facebook. A empresa britânica Inq também vende um aparelho com foco na rede social. E a Apple integrou o acesso ao Facebook à próxima versão do seu sistema operacional móvel, o iOS 6, que será lançado junto com o iPhone 5
Ter um smartphone próprio pode dar, a Zuckerberg, um controle maior sobre o acesso móvel, já que os aparelhos de outras marcas carregam interesses diversos. O Google, por exemplo, tende a promover sua própria rede social Google+ no Android, deixando o Facebook em segundo plano. A compra da Motorola pelo Google, no ano passado, veio reforçar isso. E o iPhone já tem integração com o Twitter desde o ano passado, enquanto o acesso nativo ao Facebook só virá em setembro ou outubro.
Naturalmente, o Facebook não tem estrutura e nem canais de revenda para comercializar smartphones. Para isso, a empresa de Zuckerberg vai depender da HTC, que tem boa presença na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, mas é muito fraca em países como o Brasil.
Um estudo divulgado hoje pela Juniper Research coloca a empresa de Taiwan em terceiro lugar no mercado mundial, com 11,6 milhões de smartphones vendidos no segundo trimestre. A líder disparada é a Samsung, com 52 milhões de unidades. A Apple vem em seguida, com 26 milhões. Já a Nokia vendeu apenas 10,2 milhões e caiu para o quarto lugar.
Na análise da Juniper, a HTC parecia promissora, mas não teve os recursos para competir com o poderoso marketing da Samsung. Por isso, não conseguiu ter um crescimento mais expressivo. Talvez a visibilidade da marca Facebook possa ajudá-la a chegar ao bolso de mais consumidores.

Por Exame