Banco Central eleva taxa básica de juros, Selic, para 11,75%
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar a taxa de juros básica, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano, sem viés. A decisão foi unânime e ficou em linha com a expectativa do mercado. De acordo com o Boletim Focus, relatório do Banco Central (BC) feito com instituições financeiras, a maioria dos analistas previa uma alta de 0,5 ponto na Selic. Hoje, a Selic está em 11,25% ao ano.
"Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% a.a., sem viés", informou o Copom em seu comunicado.
A reunião desta quarta-feira durou cerca de 4 horas e já contou com a presença dos dois novos diretores: Altamir Lopes ( Administração) e Sidnei Marques (Liquidação). Esta foi a segunda alta seguida da Selic, as duas no governo Dilma Roussef e com Alexandre Tombini no comando do BC. Na primeira reunião, realizada em 19 de janeiro, o Copom também elevou a Selic em 0,5 ponto.
Logo depois de anunciada, a decisão do Copom começou a receber críticas. O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, disse que a alta da Selic revela "miopia econômica.". A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp) e outras entidades que representam os empresários também criticaram fortemente a medida.
Por O Globo