|

Socialistas vencem 1º turno de eleições parlamentares na França

O Partido Socialista e seus aliados de esquerda venceram neste domingo o primeiro turno das eleições legislativas francesas ao conseguir 35% dos votos, com 94% dos sufrágios apurados, disse o ministro do Interior, Manuel Valls.
O resultado definitivo, com 100% da apuração, será conhecido amanhã, garantiu o ministro, que felicitou o pleito que ocorreu "sem grandes incidentes".
Os conservadores da União pelo Movimento Popular (UMP) e seus aliados alcançaram 34% dos sufrágios, enquanto a extrema direita Frente Nacional (FN) ficou com a terceira posição, 13,88%, na frente da Frente de Esquerda, com 6,61%.
Os ecologistas, que tinham um pacto eleitoral com o PS, para não se apresentarem nas mesmas divisões eleitorais, alcançaram 5,23% dos votos.
Segundo as projeções dos institutos de opinião, com esse resultado os socialistas podem conseguir a maioria absoluta na Câmara Baixa, embora também seja possível que tenham que recorrer aos votos dos ecologistas e da Frente de Esquerda. O segundo turno das legislativas ocorrerá em 17 de junho.
A abstenção nesta primeira etapa ficou em torno de 43%, ou seja, 22 pontos acima da registrada nas eleições presidenciais deste ano, confirmando o desinteresse dos cerca de 46 milhões de eleitores nas urnas.
 
GOVERNABILIDADE
 
Caso os socialistas e os partidos aliados vençam as eleições parlamentares, analistas preveem que o presidente François Hollande adotará uma política de impostos mais ousada e aumento do gasto público. O resultado do pleito indicará o nível de radicalismo das reformas socialistas.
O mandatário também terá que apresentar no próximo mês uma revisão do projeto de Orçamento para o próximo ano fiscal.
No total, cerca de 46 milhões de franceses foram convocados às urnas entre 6.603 candidatos em 577 circunscrições para renovar a Câmara Baixa do Parlamento francês.

Por Folha