Obama defende tratamento dado a suspeito do WikiLeaks na prisão
O presidente americano, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que o Pentágono garantiu que o soldado Bradley Manning, preso pelo vazamento de documentos ao site WikiLeaks, está preso sob condições "apropriadas e de acordo com nossos padrões". Na semana passada, os responsáveis pela prisão militar onde Manning está admitiram que ele é obrigado a dormir completamente nu, um tratamento que seu advogado disse ser degradante.
Em entrevista coletiva na Casa Branca, Obama disse que perguntou ao Pentágono, que garantiu a ele que o confinamento de Manning é apropriado. Ele se recusou a dar detalhes.
Manning permanece preso no centro penitenciário dos Corpo de Fuzileiros Navais em Quantico (Virgínia) desde junho de 2010, quando foi acusado pelas autoridades militares de descumprir o Código Militar ao supostamente vazar milhares de páginas de documentos secretos de guerra ao site WikiLeaks.
Um porta-voz do centro, sargento Brian Villiard, disse ao jornal "Washington Post" que Manning passou boa parte dos últimos oito meses dormindo apenas com uma cueca boxer por ser um prisioneiro com risco de se ferir. Desde o último dia 2, contudo, os militares exigem que Manning retire também a cueca. "A intenção não é causar nenhuma humilhação ou vergonha', disse Villard. "A intenção é garantir a segurança do detento e garantir que ele seja capaz de ir a julgamento".
Por Folha