|

Salve São Jorge no terreiro e no altar

No dia 23 de abril, a Igreja Católica reverencia São Jorge, um dos santos mais venerados por seus fiéis. Já na Umbanda esse dia é dedicado a Ogum, o Orixá Guerreiro. Mas muitos Candomblecistas com passagem pela Umbanda também festejam Ògún nesta data. Já os Candomblés tradicionais festejam Ògún (em yorubá, senhor da luta, senhor da guerra) no mês de Junho.
Ogum é o Senhor dos caminhos, patrono da agricultura do povo Yorubá, por isso aqui no Brasil este Orixá representa a luta pela sobrevivência. É o Orixá dono do ferro e de todos os utensílios feitos deste metal. Protege os maquinistas, motoristas, pilotos, engenheiros, mecânicos, lutadores de artes marciais, soldados e cirurgiões, já que o bisturi a ele pertence.
A cultura Yorubá usa sempre os ìtàn’s (mitos) para explicar a criação e o sentido das coisas do Òrun (céu, infinito) e do Àiyé (planeta terra). Em alguns ìtàn´s, Ògún aparece como filho de Odùdúwà e Yemojá; em outros, é filho de Òsàlá e Yemojá.
A coragem e o poder de realização dos filhos de Ògún são exemplificados pelo heroísmo deste Òrìsá no ìtàn a seguir:
“Quando Olódùmarè resolveu criar o mundo, incubiu a Òsàlá a tarefa da criação dos seres humanos. A Ògún coube levar a espada e um saco com terra preta. Depois de muito caminhar, Ògún resolveu descansar em cima de uma palmeira. Cobriu-se todo com folhas de màrìwò. Começou um forte temporal. Neste momento, Ògún abriu o saco e do alto da palmeira espalhou a terra preta que caiu em forma de uma bacia, transformando-se em uma lagoa. Do fundo da lagoa, surgiu Nàná. A partir daí, Ògún e Nàná criaram um reino com muitas casas e inúmeras plantações. O reino de Ògún cresceu em progresso e prosperidade, despertando muita inveja nos seus irmãos que tentaram trapaceá-lo para lhe tirar do poder. Mas, como Ògún foi alertado por Nàná, ele lutou com bravura empunhando sua espada, e derrotando seus irmãos e seguidores. Feito isso, reinou absoluto por muito tempo”.
Para os Yorubás o ensinamento desta história é que Òsàlá criou os seres humanos, mas foi Ògún quem os aprimorou com capacidade de luta e determinação, sendo este Òrìsà o defensor da ordem e honestidade.
No Brasil, Ògún foi sincretizado na Bahia por Santo Antonio; já no Rio de Janeiro, por São Jorge - “Santo Guerreiro, Cavaleiro que venceu o dragão”.

As cores de Ògún no Candomblé são o azul-marinho e o verde. Este Òrìsà assume outros nomes de acordo com suas funções ou atributos:
Ògúnjà (Dono do baluwè de Òsàlà)
Alágbède (Senhor do ferro)
Alákàiyé (Senhor do mundo)
Onírè (Senhor da cidade de Ìré-Nigéria)
Wari (Senhor dos metais amarelos)
Méjèjè (Senhor das sete partes de Ìré)
Alákòró (Senhor da coroa)
Sorókè (Guardião das casas Jejes)
Olodè (O Dono da caça)
Aláírin (Senhor de todos os metais)
Osìmolè (Líder dos Orixás)

Já na Umbanda veste-se de vermelho verde e branco e empunha uma espada como um guerreiro para defender seus filhos das demandas e protegê-los do fracasso. É comandante de uma falange que trabalha e protege atividades de consequências naturais.

Seus falangeiros de Umbanda mais conhecidos são:
Ogum Matinada
Ogum Rompe Mato
Ogum das Matas
Ogum 7 Espadas
Ogum 7 Lanças
Ogum Megê
Ogum Dilê
Ogum Iara
Ogum 7 Cachoeiras
Ogum Beira-Mar
Ogum 7 Ondas

No altar de São Jorge, as flores nas cores vermelhas e brancas assemelham-se às cores do Orixá na Umbanda. Fitas também nessas cores são facilmente encontradas nas portas das igrejas.
Neste dia, uma maravilhosa energia de fé paira no ar. São os tambores de Umbanda, os atabaques de Candomblé e as flores de São Jorge no Altar provando que Deus é um só.
Salve, São Jorge, no Terreiro e no Altar!

Roteiro das Celebrações nas Igrejas:
Igreja de São Jorge
Sábado (dia 23) - Orações das 8h às 16h em palanque na Praça da República. A Igreja abrirá as portas a partir das 4h.
Missa comunitária no Domingo, às 10h.
Rua da Alfândega, esquina com Praça da República - Centro/RJ.

Igreja de São Jorge
Sábado (dia 23) - Celebração da alvorada às 5h
Orações de hora em hora, das 7h até às 16h.
Encerramento às 17h30min com a Benção do Fogo (rito pascal) seguida pela Procissão Luminosa pelas ruas do bairro.
Rua Clarimundo de Melo, n.769 – Quintino/RJ

Igreja de São Jorge
Sábado (dia 23) - Missas às 5h, 9h, 12h, 16h e 19h
Às 17h chegarão cavaleiros, amazonas e motociclistas seguindo a tradição paroquial.
Praça da Glória, n. 4 – Jardim Primavera, Duque de Caxias/RJ

Exposição de Fotografias sobre os Festejos para São Jorge comemorados no dia 23 de Abril dos anos 2007, 2008 e 2009
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
Campus da UERJ - Rua São Francisco Xavier, n. 524 – Maracanã/RJ
Entrada Gratuita

Festas nos Terreiros:
Programação da Seara de Umbanda Mamãe Oxum
“Ladainha em Homenagem a São Jorge e Toque de tambor em Homenagem a Ogum e a Cabocla Herondina”:
De 15 a 23/04 – Ladainha às 20h, Rua Carlos de Carvalho, n.491, entre Cesário Alvim e Veiga Cabral (Cidade Velha-Pará).
Dia 23/04 - Procissão das 8h às 12h, Passagem Cabralzinho. Das 18h às 22h, Ladainha a São Jorge e logo após, Toque de tambor para a Cabocla Herondina e Ogum. Rua Carlos de Carvalho, n.491, entre Cesário Alvim e Veiga Cabral (Cidade Velha-Pará).
“Festa de Ògún” do Pai André Ògún, dia 23/04, às 12h, Rua Sampaio Vidal, n.56 - Colunbandê (São Gonçalo/RJ).
“Festa de Ogum” do Centro Espírita Pai Antonio das Almas, da Baba Inês de Castro, dia 23/04, às 11h, Rua Teófilo Dias, n.266 (Engenho da Rainha/RJ).
“Sessão Festiva pelo 4º ano de Fundação do Templo Estrela do Oriente”, dia 23/04, às 17h, Praia Vermelha (Urca/RJ).
“Confirmação de Cargos do Axé” de Pai Gustavo de Ògún, dia 23/04, às 18h, R. Catulocearense, quadra 13, lote 31 – Imbariê (Caxias/RJ).
“Alvorada de Ogum” da Tenda Fraterna de Umbanda, dia 23/04, às 5h, Estrada de Palmas, n.133 (Eng. Paulo de Frontin / RJ).
“Festa de Ògún” de Pai Sandro de Oxaguian, dia 23/04, às 23h, Travessa Moacir Almeida, n.1 - Parque Fluminense (Caxias/RJ).
“Festa de Ògún e Aniversário do Axé” de Pai Célio Silva, dia 24/04, às 17h, Rua Claudino de Oliveira, n.327 (Pechincha/RJ).
 Show: “Amigos de Jorge”, dia 24/04, às 17h, Mello Tênis Clube - Rua Caroen, n.171 (Penha Circular/RJ). Realização: Centro Cultural Afro-Rio.
“Festa de Ògún” do Pai Kiu de Oxóssi, dia 24/04, às 19h, Rua Apolo, n.601 (Pavuna/RJ).
“Procissão em Homenagem ao Orixá Ogum – São Jorge”, dia 30/04, às 14h (Parque Ibirapuera/SP). Realização: Movimento Chega!
“40ª Festa Vamos Saravá Ogum”, dia 15/05, das 13h às 17h30min, Ginásio Municipal de Esportes - Prof. José Liberatti – Praça Lucas Pavão, s/nº Presidente Altino (Osasco/SP). Realização: União Regional Umbandista da Zona Oeste da Grande São Paulo.

Por Extra