|

William e Kate Middleton festejam em Londres; casamento gerou frenesi na internet

Enquanto os noivos William e Kate Middleton festejam seu casamento noite adentro em Londres, números sobre o frenesi que o evento causou na internet começam a ser divulgados. De acordo com o jornal britânico "The Telegraph", o evento histórico chegou a derrubar momentaneamente o site da BBC no Reino Unido.
As estimativas indicam que ao menos um milhão de pessoas tenha assistido à cerimônia nas ruas da capital britânica, e que cerca de 2 bilhões tenham acompanhado a transmissão ao vivo pela televisão.
De acordo com o diário, no Twitter, mais de 300 tweets por segundo foram registrados durante a cerimônia. No Facebook, mais de 74 mudanças de status por segundo mencionaram o casamento.
Sem citar fontes, o jornal diz que o evento quebrou o recorde do número de pessoas assistindo a uma cobertura online, que até então tinha sido registrado durante a cerimônia de posse do presidente americano Barack Obama --quando cerca de 70 milhões de internautas acompanharam.
O Google esperava cerca de 400 milhões de visitantes à transmissão ao vivo no YouTube, que ocorreu sem problemas. Números oficiais ainda não foram divulgados.
O site da BBC chegou a sair do ar, e internautas recebiam mensagens de "tráfego acima do normal", justamente durante a cerimônia na Abadia de Westminster.

FESTA
 
O príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, chegaram no início da noite ao palácio de Buckingham para a festa de seu casamento, e de lá deveriam partir para outra comemoração, mais informal, oferecida pelo príncipe Harry. Mais cedo, os dois tinham deixado o palácio rumo à Clarence House para descansar.
Os recém-casados William e Kate retornaram ao palácio para participar da festa oferecida a cerca de 300 pessoas, para os familiares e amigos mais próximos do casal --com direito a DJ.
Para a cerimônia, Kate Middleton usou outro modelo de Sarah Burton, da marca de Alexander McQueen: um vestido de noite branco de cetim, bordado de brilhantes na cintura.
O príncipe, como o resto dos convidados, chegou com um fraque para a festa que incluirá música e baile para os familiares e amigos mais próximos.

Na ida à Clarence House, residência oficial do príncipe Charles, William dirigiu um Aston Martin conversível azul, cheio de balões e com uma placa "recém-casados".
O palácio real não divulgou muitos detalhes das festas, onde jornalistas são vetados. Não se sabe se Kate e William vão mudar para um figurino mais informal para curtir a festa longe do protocolo rígido da realeza.


No volante, William estava com outro uniforme militar, desta vez azul, e um grande sorriso. Já Kate cumprimentava quem estava no trajeto ainda com seu fabuloso vestido de noiva da grife Alexander McQueen.
O Aston Martin, famoso por aparecer nos filmes de James Bond, levava ainda balões com as iniciais W e C (de Catherine), além de bexigas azuis, brancas e vermelhas --as cores da bandeira britânica.
Ao mesmo tempo que William dirigia o carro, seus companheiros da Força Aérea Real sobrevoavam com um helicóptero amarela da unidade de busca e resgate.

CASAMENTO
 
William, 28, e Kate, 29, trocaram votos perante 1.900 convidados na abadia, observados por uma audiência de milhões na televisão e na internet. Os noivos foram formalmente declarados casados pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja da Inglaterra.
Os sinos badalaram e as trombetas tocaram enquanto os 1.900 convidados chegavam à histórica abadia, local de coroação para a monarquia desde que William, o Conquistador, foi coroado em 1066.
A rainha Elizabeth 2ª, o jogador de futebol David Beckham e sua mulher Victoria, o cantor Elton John e a o primeiro-ministro britânico, David Cameron, estavam entre os convidados. Eles se juntaram a 50 chefes de Estado, integrantes de instituições de caridade e veteranos de guerra que conheceram o príncipe durante seu treinamento militar.

Mas, após semanas de especulações na imprensa especializada em moda, a expectativa era pela primeira vista do vestido da noiva, revelado enquanto Kate entrava na limusine Rolls Royce para ir à Abadia de Westminster e se tornar Sua Alteza Real, a duquesa de Cambridge.
Em uma agradável surpresa a todos os britânicos, a nova ícone da moda escolheu Sarah Burton, criadora da marca Alexander McQueen. Ela escolheu um modelo moderno, delicado e cheio de rendas e um véu contido perto dos 7,5 metros que fizeram parte do vestido de Diana em 1981.
A primeira plebeia a casar com um príncipe tão próximo ao trono em mais de 350 anos, ela é vista como a nova face moderna da monarquia britânica. Sua entrada foi ao som da música "I was glad", de Charles Parry.
Segundo a especialista em leitura labial, Tina Lannin, o príncipe Harry, irmão e padrinho do noivo, disse assim que Kate entrou: "Pronto, ela chegou".
Depois de uma cerimônia tradicional, eles trocaram os votos e William, com alguma dificuldade, colocou a aliança de ouro galês na mão de Kate. Ele, por sua vez, preferiu não usar nenhum anel.
Lannin disse que, instantes antes de dizer o "sim, aceito", o príncipe William brincou rapidamente com seu então futuro sogro. William disse "a gente tinha planejado fazer isso em família" ao ouvido de Michael Middleton, o pai da noiva.
A assinatura dos registros foi feita em uma sala privada, a Capela do Santo Edward, o Confessor. Minutos depois, eles saíram, reverenciaram a rainha e subiram em uma tradicional carruagem de 1902 para seguir em trajeto até o Palácio de Buckingham.

O BEIJO
 
No clímax do dia, o príncipe William e Kate se beijaram no balcão do Palácio de Buckingham, diante de milhares de pessoas que os ovacionavam.
Os recém-casados se beijaram rápida e discretamente por iniciativa de William, que seguiu a tradição inaugurada por seus pais em seu casamento em 1981, no balcão enfeitado nas cores vermelhas e dourada para a ocasião.

O casal trocou um segundo beijo momentos depois, aos gritos de 'mais um' da multidão.
Antes de deixar o balcão, o casal acompanhou um breve desfile aéreo, encerrando assim a parte pública do casamento.
Os recém-casados agora se unirão aos 650 convidados da rainha Elizabeth antes de descansarem um pouco para o jantar que reunirá seus 300 familiares e amigos mais próximos. 

MOVIMENTAÇÃO
 
Milhares de pessoas de todo o mundo se reuniam do lado de fora da histórica abadia, muitas delas passaram a noite acampadas no local para ter uma visão melhor dos monarcas, celebridades, políticos e amigos.
Outras centenas de milhares devem se abarrotar nas ruas de Londres, tomadas por bandeiras, para acompanhar os cavaleiros, cavalos e carruagens que levarão figuras proeminentes da realeza para a cerimônia.
"Eu consegui dormir durante algumas horas na entrada (da abadia), mas não me importo, hoje é uma oportunidade única na vida e eu tinha que estar aqui", disse o canadense Jay Edmonds, antes que William e seu irmão, Harry, passaram de carro vestindo uniformes militares.
No Hyde Park de Londres, telões gigantes exibiam imagens do dia e uma multidão de todas as idades, crenças e classes sociais. "Não sou uma monarquista, mas é uma desculpa para festejar", disse Ceris Mumford, 28, vestida de noiva.
"Deveria ter sido eu", gritou a enfermeira Jo Newman, 27, segurando um buquê de rosas de plástico.
Multidões se alinharam ao longo do percurso pelo qual os recém-casados passaram da abadia para o palácio de Buckingham, usando máscaras do casal feliz. Turistas trouxeram suas próprias bandeiras nacionais, enquanto mulheres usavam tiaras e elegantes chapéus de casamento.
Em todo o Reino Unido, comunidades se prepararam para festas nas ruas e aproveitar o feriado, comemorando o casamento britânico mais falado em décadas.

Por Folha