|

Depois de muita expectativa, chegou a hora do 'sim'

Finalmente chegou o grande momento. Às 11h (7h no horário de Brasília), o príncipe William deixará oficialmente de ser o solteiro mais cobiçado do mundo e Kate Middleton abandonará de uma vez por todas seu passado de plebeia. Os dois vão se casar sob os olhos da Igreja Anglicana em cerimônia religiosa na Abadia de Westminster, seguida por um passeio de carruagem até o Palácio de Buckingham, onde acontecerão duas comemorações - a primeira em que a rainha Elizabeth II será a anfitriã e a outra protagonizada pelo príncipe Charles, que deverá seguir noite adentro.
O casamento provocou comoção popular não só no Reino Unido, mas no mundo todo: vem rendendo cerca de 9.000 menções diárias na internet - uma a cada 10 segundos. E ainda deverá quebrar recordes, entre eles o de audiência televisiva. Neste quesito, a união do príncipe Charles e Diana, em 1981, está (por enquanto) no topo do livro dos recordes, com 750 milhões de telespectadores, de 74 países. No grande dia de William e Kate, a previsão é de que 2 bilhões de pessoas estejam sintonizadas via TV e internet.
O que desperta o interesse de tanta gente é a história de amor dos dois - que tem lá suas controvérsias, como a trajetória intencional de Kate para fisgar William - e também a beleza física e a juventude do casal, além de uma suposta renovação da monarquia britânica. William passou de garoto tímido que relutava em aceitar seu destino de sucessor do trono ao principal rosto da coroa. Kate tem papel igualmente importante aqui, em especial por sua trajetória peculiar - incluindo a origem trabalhadora de sua família - e de seu carisma nato perante os súditos.
Apesar das previsões otimistas sobre o futuro da família real com o casamento de William e Kate, dificilmente o jovem e belo casal será capaz de abrir as portas do século XXI para uma instituição de costumes tão arcaicos. Até mesmo o uso das redes sociais como indicativo de modernização não é o que parece ser: tem fundo empresarial. O que se pode (e deve) esperar do casal é uma relação harmoniosa que já dura oito anos - um contraponto à família problemática de passado cheio de confusões.
Essas encrencas tiveram utilidade para Kate Middleton. Com os erros da princesa Diana, especialmente em relação ao comportamento com a imprensa, ela aprendeu a se portar com a máxima discrição possível e a cair nas graças dos familiares de William. Os acertos de Lady Di também serviram de inspiração para a plebeia, principalmente no quesito vestuário. Resta saber se ela será capaz de conquistar uma popularidade que possa ser comparada com a de Lady Di.

Por Veja