|

Casa Branca não sabe se publicará fotos de cadáver de Bin Laden

A Casa Branca estuda se deve publicar ou não as fotos do cadáver de Osama bin Laden. Em conferência com jornalistas, o assessor da presidência para combate ao terrorismo, John Brennan, indicou que muitas informações já se tornaram públicas em um curto espaço de tempo após o fato.
"Queremos compartilhar toda informação que podemos para que os EUA e o mundo possam entender o que aconteceu", afirmou. Ele disse, no entanto, que não quer colocar em risco o sucesso de operações futuras contra outros líderes terroristas.
Até o momento, os EUA não divulgaram nenhuma imagem do corpo de Bin Laden. Uma foto do líder foi difundida depois do anúncio de Barack Obama, mas a imagem não era verdade.
Brennan confirmou nesta tarde que, seguindo tradições islâmicas, o corpo de Bin Laden foi lançado ao mar -- às 2h no horário de Washington (18h de domingo em Brasília), -- depois da confirmação de sua identidade.
Segundo ele, a ação também buscou evitar que a tumba do líder se transformasse em um centro de peregrinação para extremistas, além das dificuldades em encontrar um país que aceitasse o corpo.
Ele relatou que além dos testes de identidade, a esposa de Bin Laden o identificou pelo nome quando os militares estavam na residência.
O líder foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, em três helicópteros, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, cidade a cerca de 50 km da capital paquistanesa.
A operação durou 40 minutos e, segundo as autoridades americanos deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido.

Por Folha