|

Na Espanha, Vettel conquista 4ª vitória no ano; Massa abandona

Na quinta prova da temporada, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou sua quarta vitória, ao terminar na primeira colocação no GP da Espanha, no Circuito da Catalunha, em Montmeló, cidade próxima a Barcelona, neste domingo.
O piloto travou um duelo a parte com Lewis Hamilton, da McLaren, a partir da 20ª volta, que se acirrou nas últimas voltas, a exemplo do que aconteceu no GP da China, em 17 de abril. Diferente daquela vez, Vettel confirmou a vitória.
Hamilton foi o segundo, seguido por Jenson Button, também da McLaren, e Mark Webber, da Red Bull. Com isso, Vettel lidera o Mundial de F-1, com 118 pontos. Hamilton tem 77 e está logo atrás do alemão;
Já os brasileiros Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, da Williams, decepcionaram. O primeiro não largou bem, depois teve problemas com a equipe, que atrasou o piloto durante o terceiro pit stop, e ainda rodou na pista. Acabou abandonando a prova perto do final.
"O carro entrou em ponto morto e nenhuma marcha entrava. Foi um problema no câmbio", disse Massa à TV Globo.
O segundo também teve um desempenho pífio desde o início, a exemplo do que ocorreu no treino classificatório, figurando quase sempre entre os últimos. Fechou a corrida na 17ª colocação.
No dia 29 de maio, será disputada a sexta etapa do Mundial de F-1 no GP de Mônaco, no circuito de Monte Carlo.

A PROVA
 
Logo na largada, a surpresa ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que deixou a quarta posição e assumiu a ponta, deixando para trás a dupla da Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel, além de Lewis Hamilton, da McLaren. Alonso sustentou essa posição durante as 20 primeiras voltas, travando uma briga interessante com Vettel. Não sofreu ameaça no primeiro pit stop, mas no segundo acabou ultrapassado por Hamilton e Vettel.
O espanhol teve uma queda de rendimento, mas conseguiu segurar a terceira colocação --em busca do segundo pódio na temporada. Passou então a brigar com Webber, que fez sua primeira pole position na temporada, e teve altos e baixos na Espanha. Os dois trocaram de posição algumas vezes e, no final, acabaram superados por Jenson Button, da McLaren.
Na ponta, a briga ficou concentrada entre Hamilton e Vettel e seguiu assim até o final. Como os pilotos da McLaren apostaram em iniciar a prova com pneus duros, diferente dos demais concorrentes que usaram pneus macios, o inglês não conseguiu vantagem sobre o alemão e assim que parou no box, Vettel assumiu a ponta.
O piloto da Red Bull liderou com certa folga até a 49ª volta, quando parou no box e colocou os pneus duros. A partir de então os dois ficaram muito próximos, com o alemão segurando a liderança e repetindo disputa no GP da China deste ano, quando Hamilton ganhou a primeira colocação no final.
Diferentemente daquele GP, dessa vez Vettel manteve a primeira colocação e conquistou sua quarta vitória na temporada, a 14ª na carreira.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, teve uma participação ruim. Não largou bem e não chegou a figurar entre os candidatos ao pódio. Ainda foi 'atrasado' pela equipe no terceiro pit stop, que se enrolou na troca de pneus, e depois rodou na volta 39. Perto do fim, abandonou com problemas no câmbio.
Rubens Barrichello, da Williams, também decepcionou. Após ir mal no treino classificatório por problemas no câmbio do carro, o piloto fez uma péssima prova. Figurou entre os últimos colocados e ainda foi prejudicado numa das paradas, com o atraso da equipe. Fechou a prova em 17º.

Por Folha