|

Corinthians perde do Flu, mas ganha ajuda de ex-corintiano

Com um gol de Fred, aos 21min da primeira etapa, o Fluminense superou o Corinthians por 1 a 0, no Engenhão, pela 23ª rodada do Brasileiro.
O Corinthians mantém a liderança do Brasileiro com 43 pontos, pois o Vasco empatou com o Figueirense por 1 a 1, e o Botafogo foi goleado pelo Coritiba por 5 a 0. Assim, as duas equipes cariocas não passaram o time paulista. O clube cruzmaltino chegou aos 42 pontos. O Botafogo, por sua vez, estacionou nos 40.
Outro resultado que favoreceu o Corinthians foi a derrota do São Paulo para o Grêmio, que venceu com um gol do ex-meia corintiano Douglas.
O Fluminense chegou à quarta vitória seguida (São Paulo, Atlético-GO, Cruzeiro e Corinthians) na competição e alcançou os 37 pontos.
O Fluminense teve duas oportunidades com o atacante Ciro no início da partida. Porém, o jogador se atrapalhou em ambas as chances. Na primeira, ele demorou para tocar para o meia Lanzini, que estava livre. A bola ainda sobrou para argentino, mas Júlio César, bem posicionado, espalmou para escanteio.
Na segunda chance, ele recebeu livre, invadiu a área, passou pelo goleiro Júlio César e quando chutou, o zagueiro Chicão salvou em cima da linha.
O Corinthians apostava nos chutes de média distância e nas tabelas pelo meio da defesa carioca. Não obteve êxito em nenhuma das tentativas.
Aos 21min, o meia Alex puxou o volante Edinho na intermediária. O juiz Leandro Vuaden marcou a falta. Na cobrança, o atacante Fred chutou fraco, a bola desviou em Ralf e enganou Júlio César. Flu 1 a 0.
Após o gol, a equipe das Laranjeiras apostou nos contra-ataques e o Corinthians tentava exercer uma pressão, porém encontrava uma defesa carioca bem postada. Assim, o primeiro tempo acabou com a vantagem do Fluminense.
Na segunda etapa, o Fluminense administrou a vantagem com a manutenção de sistema defensivo eficiente.
O técnico Tite tentou dar maior liberdade aos corintianos Paulinho e Jorge Henrique, quando colocou o zagueiro Paulo André no lugar do lateral esquerdo Ramon.
Mas a equipe continuava insistindo nas jogadas pelo meio e, com muitos erros de passes, não criava lances ofensivos perigosos.
O Fluminense, em vantagem, estava a espera de um contra-ataque para definir sua vitória. O comandante corintiano, então, fez sua última tentativa para mudar o panorama do duelo. Sacou Leandro Castán e colocou o meia Danilo. Mas o resultado não foi alterado.
Por Folha