Vettel vence e RBR leva o bi do Mundial de Construtores
Um ano após uma das maiores desilusões de sua carreira, o bicampeão Sebastian Vettel deu a volta por cima no mesmo GP da Coreia do Sul, em Yeongam. No ano passado, o alemão dominou toda a corrida, mas sofreu uma quebra de motor a dez voltas do fim. Em 2011, a supremacia se repetiu ao superar Lewis Hamilton após a largada, mas a vitória veio: foi a décima na temporada e, de quebra, ainda marcou o bi do Mundial de Construtores para a RBR. O inglês da McLaren foi o segundo e o Mark Webber completou a festa da equipe austríaca em terceiro.
Na briga pelo vice-campeonato, Button foi o maior beneficiado. Apesar de não ter subido ao pódio na Coreia, o inglês foi o quarto e chegou aos 222 pontos, dez à frente de Fernando Alonso, o terceiro. O espanhol da Ferrari acabou a corrida apenas na quinta posição. Webber se manteve em quarto, com 209, e Hamilton em quinto, com 196. Os quatro pilotos estão separados por apenas 26 pontos a três corridas do fim da temporada. Os carros voltam à pista no inédito GP da Índia, em Nova Déli, marcado para o dia 30 de outubro.
A corrida
Após um sábado com tempo seco, a chuva voltou a ser uma ameaça a poucos minutos da largada em Yeongam após aparecer com força na sexta-feira. Nuvens ameaçadoras e um vento de 40 km/h deixavam pilotos apreensivos. E saída para a volta de apresentação foi autorizada já com alguns pingos caindo no circuito.
Na largada, com a pista já um pouco úmida, Hamilton manteve a ponta na primeira curva. Mas o inglês foi superado por Vettel ainda na volta inicial. Atrás deles, uma disputa ferrenha entre Massa, Webber, Button e Alonso. O australiano assumiu o terceiro posto, seguido pelo brasileiro, o espanhol e o inglês.
Após oito voltas, ainda com uma garoa fraca caindo no circuito, Vettel abriu mais de dois segundos sobre Hamilton, que se mantinha em segundo. Neste momento, a chuva parou de cair em Yeongam e a atenção se voltava para a batalha pelo terceiro posto, entre Webber, Massa, Alonso e Button.
Dos primeiros colocados, Button foi o primeiro a fazer seu pit stop, na volta 14. Webber e Massa fizeram suas paradas na passagem seguinte e o brasileiro perdeu alguns segundos por causa de um erro da Ferrari. Enquanto isso, o inglês da McLaren superava o alemão da Mercedes e recuperava a posição.
Hamilton e Alonso fizeram suas paradas na 16ª e Vettel entrou na 17ª. A ordem dos primeiros colocados permaneceu inalterada, com o alemão em primeiro, o inglês em segundo e Webber em terceiro. Massa era o sexto colocado, apesar do tempo perdido nos boxes, atrás de Rosberg.
Só que um acidente entre Petrov e Schumacher provocou a entrada do safety car na 17ª volta. O russo perdeu o ponto de freada e encheu a traseira do alemão. Alonso, que vinha junto deles, escapou por pouco de ser colhido pelo acidente.
O safety car entrou nos boxes na 21ª volta e Vettel manteve a ponta na relargada, seguido por Hamilton, Webber e Button. O alemão não teve problemas para começar a abrir vantagem sobre os rivais. Mais atrás, Massa vinha colado em Rosberg, com Alonso próximo dos dois. O brasileiro superou o alemão na 27ª passagem, no que foi seguido pelo companheiro espanhol.
Na frente, com Vettel já longe, Hamilton e Webber começavam a travar uma forte disputa pela segunda posição. O australiano usou a asa móvel e deu o primeiro bote na 32ª, mas o inglês conseguiu se segurar na frente. A história se repetiu na volta seguinte e Hamilton se defendeu mais uma vez do ataque.
Hamilton e Webber fizeram suas últimas paradas na volta 34 e o inglês se manteve à frente. Vettel entrou para seu pit stop na 35ª e voltou com quase dez segundos de vantagem sobre os rivais.
Na briga das Ferraris, Massa fez sua parada na 35ª, enquanto Alonso entrou três voltas depois. O brasileiro voltou encaixotado, enquanto o espanhol ficou com pista livre antes da parada. E não deu outra: o bicampeão ganhou a quinta posição do companheiro no retorno.
Na briga pelo vice-campeonato, Button foi o maior beneficiado. Apesar de não ter subido ao pódio na Coreia, o inglês foi o quarto e chegou aos 222 pontos, dez à frente de Fernando Alonso, o terceiro. O espanhol da Ferrari acabou a corrida apenas na quinta posição. Webber se manteve em quarto, com 209, e Hamilton em quinto, com 196. Os quatro pilotos estão separados por apenas 26 pontos a três corridas do fim da temporada. Os carros voltam à pista no inédito GP da Índia, em Nova Déli, marcado para o dia 30 de outubro.
A corrida
Após um sábado com tempo seco, a chuva voltou a ser uma ameaça a poucos minutos da largada em Yeongam após aparecer com força na sexta-feira. Nuvens ameaçadoras e um vento de 40 km/h deixavam pilotos apreensivos. E saída para a volta de apresentação foi autorizada já com alguns pingos caindo no circuito.
Na largada, com a pista já um pouco úmida, Hamilton manteve a ponta na primeira curva. Mas o inglês foi superado por Vettel ainda na volta inicial. Atrás deles, uma disputa ferrenha entre Massa, Webber, Button e Alonso. O australiano assumiu o terceiro posto, seguido pelo brasileiro, o espanhol e o inglês.
Após oito voltas, ainda com uma garoa fraca caindo no circuito, Vettel abriu mais de dois segundos sobre Hamilton, que se mantinha em segundo. Neste momento, a chuva parou de cair em Yeongam e a atenção se voltava para a batalha pelo terceiro posto, entre Webber, Massa, Alonso e Button.
Dos primeiros colocados, Button foi o primeiro a fazer seu pit stop, na volta 14. Webber e Massa fizeram suas paradas na passagem seguinte e o brasileiro perdeu alguns segundos por causa de um erro da Ferrari. Enquanto isso, o inglês da McLaren superava o alemão da Mercedes e recuperava a posição.
Hamilton e Alonso fizeram suas paradas na 16ª e Vettel entrou na 17ª. A ordem dos primeiros colocados permaneceu inalterada, com o alemão em primeiro, o inglês em segundo e Webber em terceiro. Massa era o sexto colocado, apesar do tempo perdido nos boxes, atrás de Rosberg.
Só que um acidente entre Petrov e Schumacher provocou a entrada do safety car na 17ª volta. O russo perdeu o ponto de freada e encheu a traseira do alemão. Alonso, que vinha junto deles, escapou por pouco de ser colhido pelo acidente.
O safety car entrou nos boxes na 21ª volta e Vettel manteve a ponta na relargada, seguido por Hamilton, Webber e Button. O alemão não teve problemas para começar a abrir vantagem sobre os rivais. Mais atrás, Massa vinha colado em Rosberg, com Alonso próximo dos dois. O brasileiro superou o alemão na 27ª passagem, no que foi seguido pelo companheiro espanhol.
Na frente, com Vettel já longe, Hamilton e Webber começavam a travar uma forte disputa pela segunda posição. O australiano usou a asa móvel e deu o primeiro bote na 32ª, mas o inglês conseguiu se segurar na frente. A história se repetiu na volta seguinte e Hamilton se defendeu mais uma vez do ataque.
Hamilton e Webber fizeram suas últimas paradas na volta 34 e o inglês se manteve à frente. Vettel entrou para seu pit stop na 35ª e voltou com quase dez segundos de vantagem sobre os rivais.
Na briga das Ferraris, Massa fez sua parada na 35ª, enquanto Alonso entrou três voltas depois. O brasileiro voltou encaixotado, enquanto o espanhol ficou com pista livre antes da parada. E não deu outra: o bicampeão ganhou a quinta posição do companheiro no retorno.
Por GloboEsporte.com