|

Flu cai diante do América-MG e perde chance de liderar

Depois de surpreender o líder Corinthians, o América-MG aprontou para cima do Fluminense e bateu o rival por 2 a 1, no Engenhão, pela 34ª rodada do Brasileiro, neste sábado.
Com o resultado, o time das Laranjeiras estacionou nos 56 pontos e perdeu a chance de assumir a liderança provisória do Nacional. Caso vencesse a equipe mineira, o clube carioca chegaria aos 59 e superaria os líderes Corinthians e Vasco (58 pontos cada). Ambos os times jogam amanhã contra Atlético-PR e Botafogo, respectivamente.
O América-MG chegou aos 31 pontos e passou o Avaí, que perdeu para o São Paulo por 2 a 0. Agora, o time mineiro é o vice-lanterna da competição. Os visitantes ainda perderam uma penalidade com Fábio Júnior. O goleiro Diego Cavalieri realizou a defesa aos 25min do primeiro tempo.
Os gols americanos foram marcados por Kempes e Alessandro, enquanto Rafael Moura descontou para o Flu.
Nesta semana, a torcida do Flu perdeu um grande ídolo do clube nos anos 90, o ex-atacante Ézio ou Super Ézio, que morreu aos 45 anos em decorrência de um câncer no pâncreas. Fred usou uma camiseta com o nome do ex-jogador na partida.
No primeiro turno, em duelo realizado em Minas, o Fluminense fora derrotado pelo América-MG por 3 a 0.
Na próxima rodada, o Fluminense recebe o Grêmio, enquanto o América-MG encara o Botafogo.
 
O JOGO
 
O Fluminense foi dominado pelo América-MG no primeiro tempo. Além de ver o experiente atacante Fábio Júnior perder um pênalti perder um pênalti, aos 26min, o time carioca pouco produziu e teve sua área habitada pelos rivais.
No lance da penalidade, o volante Amaral, que fez o segundo tento mineiro contra o Corinthians no último domingo, bateu falta na área. O goleiro Diego Cavalieri não segurou e, na dividida entre Willian Rocha e Fred, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF) marcou a falta dentro da área.
Porém, o time de Belo Horizonte não se intimidou com a perda do pênalti e continuou pressionando os mandantes. Fábio Júnior perdeu outra oportunidade aos 33min, quando, dentro da área, girou e chutou em cima do goleiro adversário.
Mas, cinco minutos depois, Kempes não desperdiçou. o atacante recebeu lançamento pela direita do ataque mineiro e bateu cruzado. América-MG 1 a 0.
A estratégia de marcar forte e explorar os contra-ataques deu certo para os visitantes na primeira metade do duelo.
No segundo tempo, o Fluminense ainda demonstrava nervosismo e não conseguia entrar na zaga rival. O Técnico Abel Braga colocou Araújo e Rafael Moura para tentar deixar o time mais ofensivo. O América-MG mantinha sua tática de se defender sair em velocidade para tentar surpreender o clube carioca.
Porém, enquanto no primeiro tempo, o América-MG lograva chegar com facilidade à área do Flu, na etapa final, a equipe recuou demais e pouco se arriscava no ataque.
Aos 32min, o atacante Alessandro, que havia substituído Kempes, recebeu na área, dominou, girou e bateu na saída de Cavalieri. América-MG 2 a 0.
Quatro minutos depois, o meia Marquinho cruzou na área, Rafael Moura, que entrou no lugar do lateral esquerdo Jefferson, dominou e chutou duas vezes para marcar o primeiro gol do Flu na partida. Porém foi insuficiente para o Flu conseguir a reação.

Por Folha