|

Ocupação da Rocinha repercute nas redes sociais

Nas redes sociais, a ocupação policial da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu também movimentou o dia. No twitter, a hashtag #InvadirARocinhaefacil, uma brincadeira dos internautas, ficou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do dia no país. Já o termo “Rocinha e Vidigal” foi o quinto mais comentado e UPPs, o nono. Além dos moradores das comunidades pacificadas, cariocas atentos à ação policial fizeram questão de expor suas impressões sobre o acontecimento histórico:

@djthiagofirmino - “Olha como tá. No meio da #Rocinha, ninguém nas ruas. Clima supertenso. Moradores já se isolando dentro de casa"

@fagnerdiniz - “Ainda existem comunidades violentas. A #Rocinha é a maior favela das Américas e, agora, se Deus quiser, vai se tornar lugar de paz”

@Sergiogentil_bc - “Domingo de alegria no Rio de Janeiro com a ocupação da #Rocinha... Parabéns”

@JulyCalvo - “Essa coisa de pacificação é importante, mas tenho minhas dúvidas em relação à continuidade do trabalho... #paznorio”


A instalação da 19ª UPP na Rocinha ainda ganhou análise de famosos como o apresentador Bruno de Luca, as atrizes Fernanda Paes Leme, Betty Lago e Carol Castro, e a cantora Preta Gil.

Bruno De Luca - “Muito feliz com a ação da polícia na Rocinha. Paz no Rio!! Amo muito minha cidade. Parabéns pro Beltrame!”

Preta Gil - “Já orando pelos meus amigos moradores da Rocinha e Vidigal”

Betty Lago - “Vai ser fincada a bandeira do Brasil na Rocinha! #emoçoesfortes #liberdade #paznorio”

Carol Castro - "Eu vou torcer pela PAZ! Pela ALEGRIA, pelo AMOR...pelas coisas bonitas, eu vou torcer, eu vou!" #PAZnoRIO #PAZnoMUNDO”

Fernanda Paes Leme - “#PaznoRio”

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) elogiou a iniciativa do governador Sergio Cabral e do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame:

"Parabéns ao Governador e ao Beltrame e a todas as forças policiais. Hoje é dia de esperança e otimismo. O caminho é esse”

 No Facebook, a página Jornal Rocinha Notícias manteve os leitores informados sobre todos os acontecimentos da ocupação, com fotos e vídeos. Nos comentários, a maioria comemorava a suposta paz instaurada na região. “Temos que parabenizar a maneira como foi conduzida toda essa operação até o momento”, disse o morador Eden Meireles.
Porém, o barulho dos helicópteros e a forma como a polícia chegou à favela foi criticada: “O Helicóptero está dando voos rasantes”, escreveu Leonardo Lima. “No Vidigal, todos os moradores também foram acordados por conta dos rasantes que sacodem tudo...”, comentou Rose Vg.
Na página do GLOBO no Facebook, os internautas também acompanharam e discutiram a ocupação. Glauco Marota Ferreira defendeu a continuidade da atuação do poder público nas três comunidades tomadas neste domingo: “Eu acho que não é apenas a polícia ou Exército que deveriam estar ocupando os morros. Mas, sim, escolas, saneamento básico, postos médicos, e uma maior preocupação com o estilo de vida a que as pessoas que vivem nessas comunidades são submetidas diariamente.... Enquanto o tráfico for uma opcão mais interessante para muitos dos moradores dessas comunidades, prender os líderes continuará sendo apenas uma medida provisória e não a solução definitiva...”

Por O Globo