|

Reservas do Santos vencem e complicam vida do Ceará

Mesmo com o time reserva --os titulares foram poupados tendo em vista a disputa do Mundial de Clubes--, o Santos derrotou o Ceará por 3 a 2 neste domingo, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 34ª de 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
Os gols do Santos foram marcados por Bruno Aguiar (2) e Diogo. Felipe Azevedo, de pênalti, e Osvaldo anotaram para os cearenses, que ainda desperdiçaram outra penalidade com Marcelo Nicácio. O resultado deixa o Ceará na 16ª posição, com 35 pontos, ameaçado de entrar na zona de rebaixamento caso o Cruzeiro pelo menos empate com o Inter ainda neste domingo. O Santos chega aos 51 pontos e sobe para 8º lugar, roubando a posição do mesmo Inter, ao menos temporariamente.
Na próxima rodada, o Ceará recebe o Corinthians, quarta-feira, no Presidente Vargas. O Santos enfrenta o Atlético-GO, quinta, na Vila Belmiro. 

O JOGO
 
A partida começou com o Santos bem armado, trocando passes, enquanto o Ceará mostrava-se desorganizado e acuado. A postura inicial da equipe santista logo deu resultado.
Aos 10min, após cobrança de escanteio, Alan Kardec desviou de cabeça e Bruno Aguiar se atirou para, de carrinho, empurrar a bola para a rede de Fernando Henrique e abrir o placar para o Santos.
A desvantagem no placar e o apoio da torcida, que lotou o estádio Presidente Vargas, empurraram o Ceará ao ataque. A equipe de Fortaleza apertava o adversário, mas não conseguia criar chances efetivas de marcar.
A principal arma cearense era a bola aérea. Na primeira oportunidade do time, aos 12min, Boiadeiro cruzou para Osvaldo cabecear por cima do gol de Aranha.
Mas, com pouca objetividade, o Ceará demorou a acertar o alvo adversário, o que só ocorreu aos 21min, quando Thiago Humberto arriscou chute de fora da área e Aranha fez boa defesa.
A insitência acabou premiada dois minutos depois, quando Osvaldo recebeu passe de Eusébio e Bruno Aguiar segurou o atacante na área. Pênalti para o Ceará, que Felipe Azevedo converteu sem dar chance de defesa a Aranha.
O empate sofrido fez o Santos voltar ao ataque depois de praticamente abdicar do jogo ofensivo. E a equipe santista quase marcou em cobrança de falta de Felipe Anderson, que acertou a trave de Fernando Henrique.
O Ceará, porém, era melhor no jogo e chegou à virada aos 35min, após Eusébio partir em velocidade pela esquerda e cruzar para Osvaldo. O atacante quase passou da linha da bola, mas conseguiu tocar levemente nela, o bastante para vê-la cruzar a linha do gol e colocar o time cearense em vantagem.
Após o intervalo, o Ceará retornou no mesmo ritmo, mas foi o Santos quem chegou ao gol, na primeira jogada de ataque paulista na segunda etapa. Aos 5min, o zagueiro Bruno Aguiar bateu falta indefensável e marcou seu segundo gol, deixando tudo igual no Presidente Vargas.
A partida ficou aberta, com os dois times se alternando no ataque. O Ceará teve a chance de empatar aos 27min, em mais uma cobrança de pênalti, mas Marcelo Nicárcio desperdiçou.
Logo em seguida, o Santos encaixou um contra golpe e Diogo, após receber ótima virada de bola, pegou de primeira para fazer um golaço e colocar o Santos em vantagem.
O técnico Dilmas Filgueiras fez todas as alterações possíveis e colocou mais dois atacantes em campo, mas o Ceará, desesperado, não conseguiu o empate. Para não terminar o domingo na zona de degola, resta ao time secar o Cruzeiro, que enfrenta o Inter em casa.
Por Folha