|

Loco Abreu faz 2, e Botafogo evita zebra na estreia

Único grande carioca que não disputará a Libertadores-2012, o Botafogo não poupou os titulares e venceu o Resende por 3 a 1, no Engenhão, pela estreia da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio.
O uruguaio Loco Abreu fez dois gols. Um em cada tempo. Na etapa inicial, ele marcou de cabeça, aos 29min, após perder um pênalti. Já na segunda, logo depois do meia Maicosuel desempatar, ele completou com estilo um cruzamento de Herrera.
No fim do primeiro tempo tempo, o volante Emerson, de falta, empatou o duelo e chegou a assustar a pequena torcida presente no estádio botafoguense. Porém, assim como seus rivais (Flamengo, Fluminense e Vasco), o time alvinegro teve um êxito na primeira partida do Estadual. Agora, o Botafogo tem três pontos no grupo A da competição. A chave é a mesma do Flamengo, que ontem goleou o Bonsucesso por 4 a 0. Os dois primeiros de cada grupo vão às semifinais do turno.
O confronto marcou a estreia do técnico Oswaldo de Oliveira e o meia Andrezinho, ex-Inter, na equipe de General Severiano.

O JOGO
 
O Botafogo começou a partida pressionando Resende. Logo aos 4min, o lateral esquerdo Márcio Azevedo, substituto de Cortês, que foi para o São Paulo, recebeu de Loco Abreu, arrancou e chutou em direção à meta de Mauro. A bola bateu nas duas traves e não entrou.
Aos 26min, a equipe de General Severiano fez uma ótima jogada. o lateral direito Lucas tocou para Maicosuel, que deixou passar. O uruguaio Loco Abreu também fez um corta-luz e a bola sobrou para o estreante Andrezinho. Ele invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Facundo Gomez. Pênalti e cartão amarelo para o defensor.
Na cobrança, porém, Loco Abreu bateu no meio do gol e Mauro, ex-Santos, defendeu.
Logo na sequência do lance, o volante Renato arriscou de fora da área e a bola explodiu no travessão.
Só que aos 29min, a pressão resultou no tento botafoguense. Renato tabelou com Andrezinho e cruzou na cabeça do uruguaio camisa 13. Livre, ele finalizou para a meta vazia.
Aos 39min, Elkeson arrancou pela esquerda, sofreu falta, mas a bola sobrou para Márcio Azevedo, que cruzou na medida para Loco Abreu. O atacante cabeceou firme e Mauro fez uma ótima intervenção com o pé e evitou o segundo gol do clube alvinegro.
Três minutos depois, o castigo: o volante Emerson bateu falta da intermediária, a bola desviou na barreira e enganou Jefferson. Empate do Resende.
No segundo tempo, o Botafogo parecia assustado com o empate sofrido no fim da etapa inicial. Aos 7min, Lucas invadiu a área, dividiu com o adversário, caiu e pediu pênalti. O juiz mandou seguir. Na sequência, a equipe de Oswaldo de Oliveira quase sofreu o empate em uma confusão próxima à meta de Jefferson.
Aos 22min, Mauro afastou mal um cruzamento e ela sobrou para Maicosuel na meia-lua. De primeira, ele bateu para o gol vazio. Botafogo 2 a 1.
Nem deu tempo de comemorar o segundo gol. No minuto seguinte, Herrera, que entrara no lugar do apagado Elkeson, desceu pela direita e cruzou na cabeça de Loco Abreu. Com estilo, ele marcou seu segundo gol na partida. O terceiro do Botafogo. No fim da partida, ambas equipes perderam chances e o marcador não foi mais alterado.

Por Folha