|

Música dos Muppets tira a chance de o Brasil levar o 1º Oscar

A canção "Man os Muppet", de "Os Muppets", venceu o Oscar na categoria melhor canção original, desbancando os brasileiros Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, que concorriam com a música "Real in Rio", de "Rio".
Em seuTwitter, Carlinhos Brown, escreveu logo após o anúncio do Oscar que "não foi dessa vez, mas valeu muito! É uma honra estar aqui representando o Brasil". Ele viajou a Los Angeles para participar da cerimônia.
"Man or Muppet", de Bret McKenzie, canta uma angústia existencial sofrida por seu protagonista humano e seu irmão fantoche por não saberem se são humanos ou bonecos.
"Os Muppets" foi dirigido por James Bobin e teve o roteiro assinado pelo ator e comediante Jason Segel.
No filme, o fã número um dos Muppets, e seus amigos Gary e Mary, descobrem, durante as férias em Los Angeles, que o magnata do petróleo Tex Richman planeja acabar com o Teatro dos Muppets para perfurar e prospectar petróleo encontrado abaixo do velho solar.
Para arrecadar o dinheiro necessário para salvar o teatro, Walter, Mary e Gary ajudam Kermit a reunir novamente os Muppets, cujas vidas agora tomaram diferentes rumos: Fozzie trabalha em um cassino de Reno com uma banda tributo chamada Os Moopets; Miss Piggy é uma editora de moda especializada em tamanhos grandes da revista Vogue Paris; Animal está internado em uma clínica de Santa Bárbara para aprender a controlar sua raiva; e Gonzo é um magnata da indústria de encanamento.

RIO
 
"Real in Rio" foi composto pelos músicos brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown em parceria com a americana Siedah Garrett. O samba foi traduzido para "Favo de Mel" na versão dublada do longa.
"We are the best at rhythm and laughter/ That's why we love Carnaval" [Somos os melhores em ritmo e riso/ É por isso que amamos o Carnaval], rasga a letra do samba enredo, cantado por diversas vozes como nas tradicionais marchinhas.
Composta em uma semana, "Real in Rio" dá conta, em seus quase quatro minutos, de reunir diversos estereótipos do que é ser carioca, do que é ser brasileiro.
A encomenda foi do próprio diretor de "Rio", Carlos Saldanha: "Ele me contou a história, mostrou o storyboard e quis uma melodia que sugerisse o amanhecer no Rio e acabasse num grande samba de avenida. Tentei escrever uma bem simples, daquelas que ficam no coração e na cabeça das pessoas", contou à Folha o músico Sergio Mendes, que é de Niterói (RJ), mas mora em Los Angeles.
No início do mês, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que não haveria performances musicais durante a cerimônia.
A última vez que o Brasil apareceu na lista de indicados ao Oscar havia sido em 2003, com o curta de animação "Gone Nutty", de Carlos Saldanha, e "Cidade de Deus", que concorreu nas categorias melhor direção, montagem, fotografia e roteiro adaptado --nenhum deles ganhou.
Por Folha