|

Obama seria reeleito com pelo menos 54% dos votos, diz pesquisa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceria as eleições presidenciais de novembro, com pelo menos 54% dos votos, ante os dois primeiros colocados nas primárias republicanas, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela emissora de televisão CNN.
Na sondagem com o líder das prévias republicanas, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, Obama teve 54%, contra 43% do adversário. Caso se enfrentasse com o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, o presidente conseguiria 55% dos votos, ante 42% do republicano.
Com os resultados, Obama aumentou sua vantagem em relação aos republicanos em 6 e 7 pontos percentuais, com Romney e Santorum, respectivamente.
 
POPULARIDADE
 
O levantamento também indica que a popularidade de Obama voltou ao mesmo patamar de maio de 2011, quando o terrorista Osama bin Laden, mandante dos atentados de 11 de setembro de 2001, foi encontrado e morto no Paquistão.
O presidente democrata possui 56% de popularidade, contra 37% de apoio a Romney. O Partido Democrata também tem maior qualificação favorável, com 48%, se comparado com o Partido Republicano, com 35%.
Apesar de mais de três anos de presidência de Obama, para 56% dos americanos os republicanos e o ex-presidente George W. Bush são os responsáveis pelos atuais problemas econômicos do país. O democratas são apontados como culpados por 29%.
A pesquisa foi realizada com 1.044 adultos consultados pela CNN por telefone, entre 24 e 25 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Por Folha