|

Facebook anuncia a compra do Instagram

O fundador e atual presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta segunda-feira (9) a compra do Instagram, popular aplicativo de compartilhamento de fotos. Em uma nota publicada em seu perfil na rede social, Zuckerberg escreveu: "chegamos a um acordo para comprar o Instagram e seu time talentoso vai se unir ao Facebook". Embora o valor não tenha sido divulgado oficialmente, especialistas acreditam que o Facebook pagou US$ 1 bilhão pelo aplicativo.
Segundo Zuckerberg, o Instagram será aperfeiçoado de maneira independente. Será possível compartilhar as imagens em outras redes sociais, e o usuário pode optar por não compartilhar suas imagens no Facebook. "Milhões de pessoas ao redor do mundo amam o Instagram e a marca associada ao aplicativo, e nosso objetivo é divulgá-la a mais pessoas".
No comunicado publicado em seu perfil, Zuckerberg ainda fala que essa é a primeira vez que o Facebook compra um produto e uma companhia com tantos usuários. Segundo ele, é possível que esta seja a única compra do tipo feita pela rede social. "Proporcionar a melhor experiência no compartilhamento de fotos é uma das razões pelas quais tantas pessoas amam o Facebook e nós sabíamos que juntar essas duas companhias valeria a pena", escreveu Zuckerberg.
Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotografias que permite aos usuários aplicar diversos efeitos em imagens e postá-las em redes sociais como o Twitter, Tumblr e Facebook e aplicar. Quando foi lançado, em outubro de 2010, era usado por 25 mil pessoas. Hoje, tem mais de 30 milhões de usuários e foi foi considerado o "app do ano" pela Apple em 2011. Atualmente ele está disponível para os sistemas operacionais iOS (do iPhone, iPad e iPod Touch) e Android.

Por Época