|

Para ter controle de CPI, Dilma impõe aliado como relator

CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que vai investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com pessoas e empresas ligadas ao governo e à oposição, foi instalada ontem no Congresso Nacional.
O governo Dilma Rousseff indicou ontem um aliado como relator da CPI, sinalizando a intenção de manter as atividades da comissão sob seu controle. Como relator, o deputado Odair Cunha (PT-MG) terá amplos poderes para conduzir as investigações e será responsável pelo relatório em que serão expostas as conclusões da comissão.
O Palácio do Planalto quer evitar que a comissão crie constrangimentos para o governo federal e trabalha para conter os setores do PT que desejam transformá-la em instrumento para um confronto com os partidos que fazem oposição à presidente.
Investigações feitas pela Polícia Federal nos últimos três anos levaram Cachoeira à prisão em fevereiro e expuseram seu relacionamento com vários negócios no setor público e políticos de seis partidos diferentes, incluindo o PT de Dilma e o PSDB, o maior partido da oposição. Cachoeira está preso desde 29 de fevereiro.
A indicação de Odair Cunha como relator da CPI recebeu o aval da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Outro aliado do Planalto, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), será o presidente da CPI. Dos 32 membros da comissão, 25 foram indicados pelo PT, pelo PMDB e por outros partidos governistas.
Cunha pregou moderação em suas primeiras declarações. "Não vou fazer caça às bruxas", disse ontem.

Por Folha