|

Embraer participará de nova licitação nos EUA

A Embraer confirmou nesta terça-feira (8) que vai participar de um novo processo de licitação da Força Aérea dos Estados Unidos. A empresa oferecerá o Super Tucano no processo para escolha de aviões de ataque leve.
Em fevereiro deste ano, a Força Aérea cancelou uma licitação vencida pela brasileira Embraer, em parceria com a norte-americana Sierra Nevada. As duas haviam obtido um contrato de US$ 355 milhões para fornecer 20 aeronaves A-29 Super Tucano, para treinamento e ataque, que seriam destinados às forças do Afeganistão.
O cancelamento ocorreu após reclamações da outra empresa que participou da concorrência, a Hawker Beechcraft, cujo modelo Beechcraft AT-6 perdeu a licitação. A Hawker Beechcraft acionou a Embraer e a Sierra Nevada na Justiça, alegando problemas na documentação, e a Força Aérea dos EUA decidiu iniciar uma investigação do contrato.
As novas regras para licitação foram publicadas na última sexta-feira (4). Entre as exigências está a de comprovação de experiência efetiva em operações de combate. No quesito, o Super Tucano leva vantagem porque já é usado em missões de países como Colômbia e Equador. A aeronave concorrente, Hawker Beechcraft AT-6, tem sido usada apenas em treinos.

Por Época