|

Governador da Bahia emplaca aliado na Codevasf

Depois de perder a presidência da Petrobras, com a saída de José Sérgio Gabrielli, e o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a saída de Afonso Florence, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), conseguiu emplacar um apadrinhado no governo federal. O engenheiro Elmo Vaz, indicado pelo governador, foi nomeado presidente da Codevasf (Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba).
A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (4) do "Diário Oficial da União". Atualmente, Vaz ocupava a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia.
A Codevasf possui um orçamento bilionário para investir em obras como a perfuração de poços no combate à seca no Nordeste. Há algum tempo, Wagner cobrava do governo mais equilíbrio entre os Estados do Nordeste nos órgãos para a região.
O PSB, partido do governador Eduardo Campos (PE), também brigava pela presidência da Codevasf. O partido havia perdido o cargo em meio a denúncias de irregularidades envolvendo o ministro da Integração, Fernando Bezerra. Em janeiro, Clementino Coelho --irmão do ministro-- teve de deixar a presidência da estatal, após acusações de que Bezerra teria ignorado o decreto antinepotismo ao manter o irmão na estatal durante quase um ano.
Guilherme Almeida Oliveira, que ocupou interinamente a Codevasf desde a saída de Clementino Coelho, foi nomeado Diretor de Desenvolvimentro Integrado e Infraestrutura.
Ao entregar a presidência da Codevasf ao PT, o Planalto, no entanto, procurou compensar o PSB. A presidente Dilma atendeu ao apelo do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), e acatou duas indicações dele. O chefe de gabinete do governador, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, foi nomeado diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf. Já o cargo de superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) será ocupado por Luiz Gonzaga paes Landim, secretário de Mineração do governo Martins.
O "Diário Oficial" trouxe ainda a nomeação de Laucimar Loiola para a diretoria de Desenvolvimento Tecnologico e Porudção do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Laucimar é filiado ao PMDB e presidente do partido no município de Tauá (CE).
 
EXONERAÇÕES
 
O "DOU" desta sexta-feira traz a exoneração de Paulo Sérgio de Noronha Fontana do cargo de superintendente da Sudene. Fontana havia sido indicado pelo ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), hoje vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica.
Também está publicada a exoneração de Cláudio Vasconcelos do cargo de Diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Invesimentos da Sudene. Ele havia sido nomeado ainda no governo Lula. Ex-diretor do Banco do Nordeste do Brasil, Vasconcelos chegou a ser incluído como réu no processo dos "dólares da cueca", ocorrido em 2005, quando um ex-assessor da presidência do BNB foi denunciado pelo Ministério Público Federal por crime de improbidade administrativa. Uma decisão do TRF da 5ª região, no entanto, retirou Vasconcelos e outros diretores do BNB do processo.

Por Folha