|

Londres fala do povo em uma cerimônia pop

Um diretor vencedor do Oscar, uma banda de indie rock, um beatle e séculos de história para contar. Com esses ingredientes, a festa que abriu oficialmente os Jogos Olímpicos de 2012 foi um espetáculo de cultura pop e homenagens ao passado. O evento, cujo palco inicial era uma reprodução da vida campestre britânica de tempos antigos, começou com os próprios camponeses. Esses se transformaram em operários da Revolução Industrial e depois simples moradores das grandes cidades, consumidores da cultura moderna.
Enquanto os membros da família real assistiam à festa de sua tribuna, a cerimônia, comandada pelo diretor Danny Boyle, valorizava o cidadão comum. A réplica inflável de uma típica casa britânica ajudou a contar a história da população ao som das várias fases da música pop, com Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Led Zeppelin, Jam, Prodigy e muitos outros como trilha sonora. Boyle aproveitou a Olimpíada para lembrar o mundo da importância da cultura popular britânica e com isso fez uma das aberturas de Olimpíada mais agradáveis já vistas.
A rainha Elizabeth II claramente percebeu o apelo popular do evento e topou, até ela, se transformar em produto cultural. Encenou um pequeno filme em que contracenou com ninguém menos do que Daniel Craig, no papel de James Bond. Depois de parecer pular de paraquedas de um helicóptero, ela apareceu no estádio, onde mais tarde declarou aberta a 30ª Olimpíada da era moderna.
Não faltaram fogos de artifício, luzes e muita música. O grupo Arctic Monkeys apareceu ao vivo, inclusive com uma entusiasmada versão de Come Together, dos Beatles. No final do show, já com a pira olímpica acesa (desta vez no meio do estádio), um beatle em pessoa comandou a despedida. Paul McCartney fez sua tradicional experiência coletiva com Hey Jude, cantada por boa parte dos 80 mil presentes.
Os atletas brasileiros entraram no estádio liderados por Rodrigo Pessoa, sob muitos aplausos. Mas quem roubou a festa, entre as delegações, foi mesmo a anfitriã Grã-Bretanha, recebida com chuva de papel picado e fogos de artifício.
Os discursos de Sebastian Coe, organizador dos Jogos, e Jacques Rogge, presidente do COI, repetiram as mensagens tradicionais paz, harmonia e esperança. Rogge destacou a presença de mulheres nas delegações de todos os países, pela primeira vez na história, e pediu aos atletas que rejeitem o doping. "Vocês são modelos de comportamento", disse. A Olimpíada de Londres começou com uma festa empolgante e tentará, nas próximas semanas, também ser um modelo de competição.

Por Época