|

Análise da pesquisa Datafolha


O Instituto Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (13/08), mais uma pesquisa sobre a intenção de voto dos eleitores para a Presidência.
Os dados do primeiro turno mostram a seguinte configuração: Dilma, 41%; Serra, 33%; e Marina, 10%. Os outros candidatos não chegaram a 1%.
Os segundo turno exibe: Dilma, 49%; e Serra, 41%.


Análise
A pesquisa do Datafolha mostra que, no primeiro turno, 15% do eleitorado vota nulo, branco ou ainda não sabe. Contudo esse índice misteriosamente cai para 10% no segundo turno. Ora, quem declara votar em branco ou nulo no primeiro turno, não mudará de opinião em fração de segundos, enquanto a pergunta do segundo turno é formulada.
Além desse assombroso mistério, os eleitores da Marina teriam que ser divididos milimetricamente na metade entre Serra e Dilma, no segundo turno, visto que a diferença de 8% continua intocável. Será que tantos eleitores da Marina votariam na Dilma? A candidata do PV atinge um público mais elitizado, preocupado com questões ambientais e que não recebe bolsa família.
Para finalizar, faço um alerta: eleitor, fique atento a essas pesquisas e seus dados, pois não é muito difícil perceber que algo está errado.