PT nacional aprova resolução com críticas à mídia e ao sistema político
O Diretório Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira uma resolução com novas críticas à mídia e ao sistema político. O texto afirma que é urgente um debate sobre o "conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade dos meios de comunicação".O texto também estabelece que um grupo vai centralizar as demandas das correntes do PT para compor os ministérios de Dilma.
Segundo o documento, são urgentes as discussões para uma reforma política e de democratização da comunicação. Esse debate precisaria ser feito respeitando a liberdade de imprensa e de expressão.
"No plano interno, está colocada a urgência da reforma político-institucional e da democratização da comunicação. Caberá ao partido ainda ajudar na renovação da cultura política do país. Respeitando a liberdade de imprensa e de expressão, o PT tem de realizar um debate qualificado acerca do conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade e dos meios de comunicação."
Na avaliação do partido, as duas medidas "são importantes para ara superar o descrédito de amplos setores de nossa sociedade para com partidos e instituições".
O documento do PT aponta ainda que, além da democratização da comunicação, outros grandes desafios são a eliminação da pobreza e "as incertezas econômicas internacionais" --a exemplo da guerra cambial puxada por Estados Unidos e China e que, por tabela, prejudica a exportação brasileira.
Após a polêmica sobre aborto na campanha eleitoral, o partido afirma que "cabe ao partido, respeitando convicções religiosas e ideológicas, enfatizar o caráter laico do Estado brasileiro, defendendo todos aqueles segmentos da sociedade que foram e são historicamente discriminados."
Ficou definido ainda que uma comissão será responsável por estabelecer um novo estatuto para o PT até o ano que vem.
O documento também aponta a importância da militância para a eleição de Dilma Rousseff.
Por Folha

