|

Oposição precisa de 'coragem' para 'sentar com o governo', diz Aécio

Ao ser diplomado senador nesta sexta-feira (17) pela Justiça Eleitoral em Belo Horizonte, Aécio Neves (PSDB) disse que é "triste e frágil" a oposição que não conversa com o governo.
"Triste é a oposição que não tem a coragem de sentar-se à mesa com o governo para discutir questões de interesse do país. Essa é uma oposição extremamente frágil. A nossa vai ter uma agenda e sempre vai ter disposição para discutir as questões que sejam do interesse do país", afirmou.
Aécio disse que vai cumprir o papel que as urnas lhe deram, ou seja, o de ser oposição ao governo petista. "Firme, mas qualificada, que aponta os equívocos, mas que busque até corrigi-los", e que "mostre eventuais discrepâncias entre aquilo que foi proposto na eleição e o que se realiza ao longo do governo".
Ele disse que o país tem muitas reformas para fazer, como a política e a tributária, e que isso é do interesse do país.
Afirmou que defende essas reformas desde o governo Fernando Henrique Cardoso, quando era líder do PSDB na Câmara, e que não é por ser oposição que vai deixar de defendê-las e negociá-las com o governo.
Questionado se sua posição de buscar o diálogo com o governo poderia fazer surgir uma oposição dentro da oposição, Aécio disse: "Acho que não. Eu não falo em construir diálogos, serei oposição sem adjetivos".
"As questões de interesse do Brasil, as questões de Estado, devem encontrar uma oposição pronta para discuti-la. As questões específicas do governo encontrarão no PSDB, em mim pessoalmente e em outros companheiros uma oposição muito firme, mas, repito, muito qualificada", afirmou.
Por Folha