|

Concurso preencherá mil vagas na PM

O secretário de Segurança Pública do Pará (Segup), Luiz Fernandes, anunciou ontem (21) que ainda neste ano será feito mais um concurso público para a Policia Militar (PM) do Pará. A confirmação foi feita em reunião com o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.
O efetivo que é de 14 mil policiais militares ganhará o reforço de mais mil soldados e 60 oficiais. Segundo Fernandes, esse adicional no número de policiais é necessário para que o índice de homicídios seja reduzido. “Ananindeua, juntamente com Marituba, tem os índices mais elevados de homicídio. Temos que tentar reduzir ao máximo os níveis de criminalidade na Região Metropolitana de Belém”.
O índice de homicídios na RMB que em 2006 chegava a 687 casos, foi elevado para 1.491 em 2010. Para Fernandes, esses números estão ligados ao intenso tráfico de drogas e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Os índices levaram tanto o município quanto o governo a um acordo para que medidas imediatas sejam tomadas. “A parceria é fundamental para dar solução a diminuição dos índices de violência”, comentou Helder. Ele ainda afirma que, além do reforço no policiamento, mais 30 câmeras de segurança serão instaladas em pontos estratégicos do município.
Quanto ao reforço de policiamento, Helder comenta, que até o final de março estarão formando mais 100 policiais da guarda municipal, que ajudarão no combate à criminalidade. Além dos novos policiais, a Segup ainda afirmou que serão comprados dois helicópteros no valor de R$ 2 milhões que atuarão em emergências.
O prefeito também relatou que há uma possibilidade de que a quantidade de Zonas de Policiamento (Zpol) seja ampliada em bairros com índice de violência alto. “Foi conversado com o comandante do comando de policiamento da região metropolitana para a implantação de mais postos de policias em alguns lugares estratégicos de Ananindeua”.
Em parceria com a Segup, o prefeito também pretende fazer mais investimentos como a compra de novos veículos para a policia e do porto aero fluvial que dará auxilio para o helicóptero.

Por Diário do Pará