|

Del Potro bate Tipsarevic em Delray e levanta sua primeira taça desde 2009

A cota de título dos sérvios no fim de semana ficou mesmo nas mãos de Novak Djokovic, que levantou a taça em Dubai. Seu compatriota Janko Tipsarevic, número 52 do mundo, até entrou animado na decisão do ATP 250 de Delray Beach, mas havia sangue argentino do outro lado da quadra. Juan Martín del Potro, 166º do ranking, cochilou no início, mas se recuperou a tempo de fechar a partida deste domingo em 2 sets a 0, com duplo 6/4. É o primeiro título dele desde setembro de 2009, quando surpreendeu o mundo ao conquistar o US Open.
O sétimo título da carreira de Del Potro o recoloca no mapa do tênis em sua primeira temporada saudável desde que sofreu uma fratura no punho direito. Ele passou boa parte de 2010 sofrendo com as dores. Depois da eliminação no Australian Open, voltou para se tratar na Argentina e não progrediu até maio, quando enfim se submeteu a uma cirurgia. Tentou um retorno às quadras em setembro e outubro, nos ATPs de Bangcoc e Tóquio, mas sofreu duas derrotas em dois jogos e decidiu encerrar a temporada.
Em 2011, Del Potro já disputou quatro torneios. Em janeiro, foi eliminado na segunda rodada no ATP 250 de Sydney e no Australian Open. Neste mês, avançou até as semifinais no ATP 250 de San Jose e no ATP 500 de Memphis.
Neste domingo, Tipsarevic abriu o jogo em ritmo forte e chegou a fazer 4/1. Quando parecia batido, o argentino devolveu a quebra, conseguiu mais uma e ganhou moral na partida para fechar a primeira parcial em 6/4.
No segundo set, os dois tenistas defenderam seus serviços até o quarto game, mas Del Potro conseguiu a quebra para abrir 3/2. Tipsarevic quase devolveu, num sexto game equilibradíssimo, mas o argentino conseguiu abrir vantagem e garantir seu conforto rumo ao título. Com dois games de frente, bastou confirmar seu saque mais duas vezes para levantar o troféu.
Jogando nos Estados Unidos, o argentino de apenas 22 anos jamais perdeu uma final. Foram quatro títulos: US Open/2009, Washington/2009, Washington/2008 e Los Angeles/2008.
 
Por GloboEsporte.com